TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Le Petit Trianon

Casos: Le Petit Trianon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

O Petit Trianon é um pequeno castelo situado nos terrenos do Palácio de Versailles de Paris na França, foi projetado por Jacques Ange Gabriel e a construção durou 6 anos, teve início em 1762 sendo concluída em 1768. Jean Françóis Chalgrin fez suas contribuições nas elevações. O local escolhido para a construção foi no antigo jardim botânico do Rei Luis XV.

A obra foi atribuída a amante do Rei , Madame de Pompadou que morreu quatro anos após a conclusão do mesmo, sendo ocupado por Madame du Barry, Luis XV era casado com Maria Antonieta

Petit Trianon foi construído de acordo com a última moda "estilo grego", e revisitando elementos da arte clássica, portanto neoclássico, traços sóbrios e rico , sendo que sua riqueza fundamenta-se nos enfeites. Marca a ruptura com o estillo "rocaille" do final de século 18, que pode ser visto no seu interior, especialmente na linda decoração em madeira.

Essencialmente um exercício em um cubo, o Petit Trianon atrai interesse em virtude de suas quatro fachadas serem diferentes. A ordem coríntia predomina, sendo possível notar duas colunas geminadas no lado do jardim formal francês e pilastras no pátio. A composição de diferentes medidas em suas fachadas compensam a diferença de nível de localização inclinado do castelo.

Este monumento foi restaurado uma primeira vez durante a monarquia de Julio pela rainha Marie-Louise e mais tarde uma segunda vez durante o segundo Império pela imperatriz Eugenia de Montijo. Teve inspiração da arquitetura Palladiana onde Gean-François Chalgrin desenhou as elevações exteriores sobre as bases de um plano quadrado, coroado por uma balaustrada elevado em 3 pisos, e em seus níveis interiores fora possível observar um planejamento.

O Rés-do-chao acessível somente pelo pátio sul devido ao desnível do terreno abriga as áreas comuns. No primeiro andar encontram-se as áreas de recepção e o Apartamento da Rainha. No ático situa-se o Apartamento do Rei e dos convidados.

Todas as fachadas do palácio são diferentes,

Fachada Norte: é onde localizam-se os salões e as salas de recepção, possui decoração sóbria e era de domínio de Maria Antonieta.

Fachada Oeste: virada para o jardim frances é a fachada principal, nesta localiza-se a grande sala de refeições, possui no seu interior uma chaminé em mármore e quatro grandes quadros sobre temas naturais, nesta fachada também está o apartamento da Rainha que tem suas janelas voltadas para o templo do amor, o "cabinet de Toilett" - sala de toilete, os aposentos do Rei Luis XV fica no sótão desta mesma fachada sendo adornado por damascos, o restante do espaço deste piso é ocupado por apartamentos para acolher os convidados. è ordenada por colunas.

Fachada Leste: pela escada exterior tem-se acesso ao andar nobre. No interior desta fachada localizam-se os salões e esta voltado para um pátio. Sua fachada é ordenada por pilastras.

Fachada Sul: ordenada por meias-colunas. A descrição da decoração exterior simboliza o classicismo repensado de Gabriel.

Possui um exterior simples e depende inteiramente de efeito em suas proporções.

As paredes são feitas de uma rica calcário de cor creme e até os dias de hoje se mantém em bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com