TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro didático de história projeto arariba

Por:   •  24/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  1.957 Visualizações

Página 1 de 6

- ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO

Produza um texto com a análise da coleção de livros didáticos seguindo as orientações contidas na atividade 10 do manual de estágio.

Na condição de docente tenho em vista que o livro didático para mehor auxiliar o professor e para melhor compreenção dos dicentes deve ter seus contéudos próximos da realidade em que os dicentes vive, da escola em que estuda ,país que habita e do mundo que o cerca.

A obra escolihada para a efetivação da atividade do livro didático,é intitulada Projeto Araribá –História ,foi elaborada pelos colaboradores da editora Moderna 3ª edição.

Concepção de História:

O livro Projeto Araribá-História tem como concepção de história fazer uma leitura crítica e dinâmica e atual do processo histórico. O livro do 6º ano vai da Evolução do Homem até a Crise do Império Romano. O do 7º ano vai da Formação da Europa Feudal até O Nordeste Colonial. O do 8º ano inicia se com a Expansão da América Portuguesa até o Brasil: da Regência ao Segundo. Já o do 9º ano tem seu conteúdo iniciado na Era do Imperialismo encerrando se na Nova Ordem Mundial

Indo relação com que o livro Projeto Araribá-História aborda os sujeitos históricos com as problemáticas de seus contextos, os configura dentro do conceito da evolução da humanidade “constituída e representada no livro através de grandes heróis, vultos da história, lugares que ficaram marcados na história, construções de mitos e memórias, datas e fatos comemorativos da história e etc. Na minha concepção, esta apreensão visível na análise do livro Projeto Araribá-História do conceito de "evolução além de outra como consciência, monumentos históricos, que vem intitulado na própria capa dos livros, são representações do contexto e do "lugar social", onde as leituras influenciam diretamente na sua abordagem tanto histórica quanto pedagógica, logo a sua relação analítica para com os sujeitos históricos abordados nos livros não poderiam deixar de estar correlacionados diretamente com as leituras críticas. O tempo histórico e cronológico proposto no livro é "linear", visto como evolucionista e processual em busca de uma suposta consciência. Em relação à abordagem historiográfica dos historiadores pretendida nas temáticas do livro, pude perceber algumas renovações historiográficas inseridas nas temáticas, como por exemplo, discussões do cotidiano como vestimentas, alimentação, literatura e etc., além de trazer uma abordagem nova para o contexto da inserção da mulher do trabalho e a idéia de "mentalidade" dos grupos sociais.

Conhecimentos históricos

Como já virmos anteriormente à época da produção do livro conceitos Projeto Araribá-História evolução do homem, luta de classe, mentalidade e Consciência, por exemplo, estão postos corretamente ilustração. Todas as fotos vêem acompanhadas do ano em que foi tirada, e quem são seus personagens fotografados, mostrando que todo ele tem suas identidades essa é preocupação já reavaliada, que se propõe fazer uma leitura crítica sobre as abordagens sociais dos períodos históricos neles abordados. Chamo atenção desta observação importante porque o que pode passar despercebido em uma rápida leitura do livro, na minha concepção pode reforçar preconceitos e estereótipos representados nos próprios livros didáticos. Segundo a minha analise esta coleção de livro desenvolve bem os conteúdos histórico nele abordados como as monografias, as análise de fontes históricas, o trabalho com mapas, fotos, construção de relatório e trabalhos em equipe. E todas as atividades descritas no livro têm relação com os temas neles apresentados.

Fontes históricas /documentos

As fontes históricas e os documentos que constituem o livro Projeto Araribá História é resultado do trabalho conjunto de diversos historiadores reunidos pela editora Moderna que influenciam diretamente, também os profissionais que fazem parte da editoração, pesquisa de texto, supervisão de arte, projeção gráfica e a diagramação do corpo do livro didático. Sendo assim, conseguiu dentro da minha análise encontrar representações da história quantitativa, serial, social, e estatística além da utilização das cartografias, fotos, telas, depoimentos de jornais, datas comemorativas e etc. Todas estas representações contidas nesta coleção completam com a grande influencia a análise econômica, política e social da humanidade. Os historiadores que elaboraram essa coleção também pesaram em como fazer o aluno excitar os métodos de investigação dando a eles a possibilidade de análise de fontes históricas.

Imagens

Muitas fontes foram utilizadas nesta coleção, porém se destacam as imagens, por na sua maioria serem grandes e coloridas e trazerem sempre informações no se rodapé. Muitas imagens são associadas a questões que procuram investigar o que o aluno já sabe sobre o assunto. Também possibilita intercalar o tema abordado o um com os recursos de multimídias (filmes).

Metodologia de ensino e aprendizagem

A metodologia e o ensino aprendizagem do livro Projeto Araribá História dentro de sua proposta pedagógica não foge também das matrizes do contexto moderno de leitura críticas como a de "Paulo Freire" em "Pedagogia do Oprimido", por exemplo, já questionam saberes como a história, filosofia, geografia, sociologia, antropologia, literatura, economia e etc. que passam por reformulações pedagógicas nas suas instrumentalizações de ensino aprendizagem em sala de aula. Nos livros aqui analisados da editora responsável Maria Raquel Apolinário, apesar das lacunas e incoerências, pode perceber como as leituras críticas questionam as concepções tradicionais de ensino, vistas como depositárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com