TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO DE SALA

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa contemplaras exigências do desafio profissional, proposto pela disciplina Psicologia da Educação. Procurei de maneira objetiva abordar algumas definições de aprendizagem. O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.

Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo. Seja por condicionalmente operante, experiência ou ambos. O que tentei mostrar aqui, é a eficácia ou não do uso de animais em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem.

MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA

ESCOLA ORVALHO DA MANHÃ

5° ANO – SÉRIE 6° A

45 ALUNOS: MENINOS 20 E MENINAS 25

PERFIL DA TURMA: HIPERATIVIDADE, INDICIPLINA, GUARDANDO PEQUENO PORCENTUAL DE EXCEÇÕES.

No grupo acima estão Bruno e Bruna, ambos com 11 anos, apresentando seríssimos transtornos comportamentais. Sobretudo o menino, que por vezes torna-se até violento. E a menina, apresentando alto índice de desobediência. Eticamente deixando bastante a desejar, pois são mestras na arte de fazer a cabeça de colegas, limitando outros colegas pela prática de bullying, entre outros.

Nessa turma tem também a aluna Milena, que aparentemente apresenta sintomas de deficiência intelectual, talvez a intervenção através da zooterapia possa contribuir para melhorar o seu aproveitamento a partir da motivação.

Arriscaria nesse caso a intervenção de um papagaio, para mostrar a aluna a capacidade do animal em aprender e repetir palavras, passa pela questão da perseverança de tanto ser treinado ele que é um animal, acaba aprendendo o que lhe é ensinado. Mostrando também que conta muito a disciplina do pequeno animal, o que facilita seu aprendizado. Com esse exemplo mostrar para a aluna que ela como ser humano tem muito mais chances de deslanchar o seu raciocínio e prender com muito mais facilidade que o animal.

Como já mostrei acima, acredito muito na contribuição de um papagaio, para o projeto. Outro animal que poderia sem medo de errar é o cachorro, devido a sua alta capacidade de interagir o cão com toda certeza trará resultados satisfatórios nesse processo. No caso da aluna Milena. Já vimos que a participação do papagaio, foi de fundamental importância. Quanto ao Bruna e a Bruna, pelo nível de desobediência de ambos, podemos usar o exemplo de obediência de um cão a a partir de seu treinamento.

Para fechar com o passo 05 creio que os resultados esperados podem ser satisfatórios a partir da premissa que a convivência com animais domésticos humaniza mais que as pessoas. Dentro de uma sociedade onde a desagregação familiar é constante, as crianças chegam nas escolas em terríveis situações emocionais motivadas por situações diversas. A convivência com animais, que só passam afeto, pode transformar condutas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com