TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Casos: MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

Para a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares. Porque através de fatos sociais anteriores, experiências coletivas, e as vivências ao longo dos tempos, nos informam situações diferentes de como a história de cada geração é recontada.

Reconstituir a história é importante porque cada povo tem uma cultura diferenciada com interesses sociais e política que modifica o meio de vida da sociedade e essa reconstituição nos faz repensar os pontos positivos e negativos de cada época resgatando através dos tempos o aperfeiçoamento dessa cultura histórica e das experiências que nos faz compreender o presente e futuro. O tempo nos favorece, somos a história que o tempo se incumbiu de escrever as inúmeras coleções da nossa história sociopolíticas e culturais. Relata as dificuldades que no passado havia para transmitir essas histórias que hoje contém arquivos exemplares.

O tempo constrói os fatos e o fundamenta, transmite memórias e experiências, nunca se esgota. Modifica conceitos e significados estabelecendo conflitos e mudanças indispensáveis a história da Educação sociopolítico e cultural.

A Renascença ou Renascimento, século XV e XVI significa a retomada dos valores greco-romanos. Foi à época das viagens ultramarinas – movimentos que ampliaram os negócios da burguesia europeia emergente. Movimento humanista – procura dos valores da uma imagem do ser humano e da cultura. O esforço para superar o teocentrismo, embora não fosse irreligiosa.

Em 1500, os portugueses tomaram posse das “terras do pau-brasil” dando início à colonização e à catequese dos índios. A primeira missa no Brasil. A influência no campo da Educação e da reflexão pedagógica. A ligação entre as atividades e os interesses políticos, econômicos e religiosos da metrópole.

O humanismo recusava os valores medievais renascentistas e aspirava aos novos tempos que visava às fontes da cultura greco-latina, o saber para formar o indivíduo espiritualmente culto, o gentil homem. Buscava a alegria e o prazer do mundo, o luxo na corte, o gosto e cuidado pela arte do vestuário e os agradáveis deleites da vida familiar. Valorizava mais o corpo do que a espiritualidade. Nos estudos da medicina os acontecimentos de anatomia, com a prática de dissecação de cadáveres humanos até então proibida pela igreja. O sistema Copérnico construiu uma nova imagem do mundo. A Itália se destacou na produção cultural e nas artes em geral.

No século XVIII, a Revolução Industrial começou a alterar a fisionomia do mundo do trabalho, mas só foi percebido no século seguinte. As máquinas mudaram o modo de produção com desenvolvimento do sistema fabril. A agricultura, a introdução de nova técnica e a aplicação de conhecimentos científicos ampliou a produtividade. A revolução nos transportes, navios a vapor, a construção de rodovias e ferrovias, a nova fonte de energia como o petróleo e a eletricidade substituiu o carvão facilitando o deslocamento da população do campo para trabalhar na cidade.

A partir de 1870 com o aumento da produção o capitalismo liberal foi substituído pelo capitalismo moderno do monopólio empresarial.

O capitalismo industrial acelerar a urbanização e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com