TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Artigos Científicos: MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

CLAUDIA FRANCISCO CAETANO RA :403737

DALVA DE OLIVEIRA RA:403358

GISELE BARBIERE RA:403299

MARISA de fátima momente RA:403545

ECLAIR s.sturnich castro RA 403536

ITATIBA 2013

Etapa 1

Somos feitos de tempo?

A história da humanidade sempre foi marcada por grandes acontecimentos, sobre os quais o homem tem sido o protagonista dos mesmos, através da sua ação transformadora, provocando grandes impactos em diversas áreas da sociedade. A história da educação, por exemplo, foi um processo que sofreu modificações significantes no decorrer dos anos, porém, há sempre uma busca para melhor ajusta-la para que seja realizada com qualidade, mas todo esse processo só é desenvolvido devido a intervenção dos indivíduos.

Percebe-se através da história que sempre houve uma necessidade de preservar a memória, de identificar os principais personagens que causaram impactos em algumas áreas. É impossível pensar o homem como um ser universal, porque o mesmo sempre vem sofrendo interferências no seu modo de viver. O Brasil, por exemplo, é um país com uma forte mistura de raças e culturas, assim formando um povo que apesar de não ser todos iguais, guardam uma herança cultural do que aprenderam com seus antepassadas. Na área da educação é notável o quanto ela foi transformada, e quando se faz uma retrospectiva de sua história é provado o quanto colaborou para o desenvolvimento do homem enquanto sujeito crítico.

Verifica-se que o homem é um ser histórico, e que suas atitudes e pensamentos não são sempre os mesmos, suas variações e projetos de mudança servem para manter a história viva. Não se podem esquecer os acontecimentos passados, porque é através dos fatos anteriores que se compreenderá suas implicações, causas e efeitos, explicando assim a situação presente. A participação do homem como sujeito histórico possui uma relevância para uma melhor compreensão dos fenômenos sociais. Assim, o historiador tem papel fundamental na preservação de sua história e da memória de um povo.

Etapa 2

A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica

Para entendermos o início da educação escolar no Brasil precisamos conhecer reforma protestante que foi o humanismo evangélico, deu-se início no século XVI, período em que a igreja católica se afastou de suas doutrinas originais e seus princípios morais e se encontravam em decadência, aparentando se preocupar mais com as questões políticas e econômicas do que as questões religiosas. Surgiram críticas em livros como “O elogio da loucura” (1509), onde Erasmo de Roterdã condenava a leviandade com que o clero conduzia os assuntos sagrados, com isso surge o desejo de repensar a religiosidade, a autoridade da Igreja Católica. Servindo de base para Martinho Lutero, monge agostiniano e destacado teólogo, era obsecado pelo tema da salvação, buscava compreender o ensinamento da igreja católica que dizia que a salvação dependia da fé, das boas obras e da graça, concluiu que por mais numerosa e ‘necessária fossem as boas obras, não traria a salvação, dizia que não precisava dos padres para receber sua fé, mas que a mesma vinha diretamente de Deus. O Papa Leão X, arrecadava dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro, em Roma por intermédio da venda de indulgências, deixando a impressão que estava à venda a entrada para o céu.

Em parte, como resposta ao movimento protestante, mas também atentos a necessidade de adaptação aos novos tempos e correção de algumas condutas, a Reforma Católica (Contra Reforma) constituiu um movimento de reformulação doutrinal e administrativa no interior da Igreja, buscando combater a heresia protestante e impedir

Os filmes “Lutero Gênio, Rebelde, Libertador” e “Martin Luter” relatam detalhes desse momento crucial de divergências, que ocorreu em 1517, quando o monge rebelde fixou na porta da catedral de Wittenberg as 95 teses nas quais criticava vários pontos da doutrina católica, dando início a reforma Luterana.

O Calvinismo iniciou em 1533, na França, com francês religioso João Calvino ressaltava a submissão dos cristãos às autoridades políticas e a dedicação à lei de Deus que poderia ser vista como sinal de salvação, então a obediência ás leis humanas condicionada por sua fé e moral cristã. Sendo defensor da ideia da predestinação.

A Reforma anglicana ocorreu na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se recusar a cancelar o seu casamento. Henrique VIII funda o anglicanismo e seria sempre aumenta seu poder e posses, retirando da Igreja Católica uma grande quantidade de terras sua proliferação no continente europeu e, além disso, reafirmar os dogmas da igreja e estabelecer a vigilância sobre as práticas religiosas dos fiéis.

A ação desenvolvida pelos Jesuítas foi civilizadora na implantação de valores e padrões culturais não indígenas.

Europa religiosa na segunda metade do século XVI

Essa nova orientação foi estabelecia pelo Concílio de Trento, assembleia de religiosos que reuniu de 1545 a 1563, outro movimento importante que foi a Companhia de Jesus, fundada em 1934 pelo espanhol Inácio de Loyala. Seus membros eram jesuítas, seguiam m rígida disciplina e destacaram-se por seu papel missionário na América, África e Ásia.

Sua ação educativa desenvolvida em seus colégios consistia em converter os habitantes da nova terra à religião Católica, com a importantíssima atuação na catequese, na formação de religiosos e na educação, fortalecendo a Igreja Católica e assumindo o papel de instrumento de salvação para a humanidade.

Os indígenas não optavam livremente por todos os valores da sociedade ocidental, representados pelos os jesuítas, alguns traços culturais, como a tecnologia do ferro, que ocorreu de maneira desejada, porém outros traços foram impostos de forma autoritária, é o caso da aceitação da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com