TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODALIDADES DE PRESIDENCIALISMO:

Trabalho Universitário: MODALIDADES DE PRESIDENCIALISMO:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  1.488 Visualizações

Página 1 de 2

Presidencialismo Puro

Presidencialismo Atenuado

Presidencialismo Temperado

Presidencialismo Eclético

NO PRESIDENCIALISMO:

O sistema só pode ser usado em repúblicas

O chefe de estado(presidente) é o chefe de governo e portanto tem plena responsabilidade política e amplas atribuições.

O chefe de governo é o presidente eleito pelo povo, direta ou indiretamente. Fica no cargo por tempo determinado, previsto na Constituição.

O poder executivo é exercido pelo presidente da República auxiliado pelos ministros de estado que são livremente escolhidos pelo presidente. A responsabilidade dos ministros é relativa à confiança do presidente.

Adotado no Brasil, nos EUA, México.

CONCLUSÃO

Esse trabalho buscou os preceitos históricos dos temas Parlamentarismo e Presidencialismo, assim ressaltando a relevante passagem histórica e formas de governo.

Citados os poderes do Estado, como Executivo e Legislativo, suas principais características e requisitos correspondentes, ressaltamos ainda a passagem Parlamentar no Brasil, e o Presidencialismo como forma de governo na qual vigorou no país.

Por este breve estudo notamos que o Parlamentarismo é o poder exercido pelo primeiro-ministro, assim responsável perante o parlamento, que através dele governa o país, já o Presidencialismo como forma de governo adotada no Brasil é um sistema onde á uma separação entre as funções executivas e legislativas, onde o Presidente da República após ser eleito por votação pelos cidadãos, e esse tem o dever de representar o povo com imparcialidade e idoneidade. O presidencialismo diferente do parlamentarismo detém autonomia para escolher livremente os ministros para assim os auxiliarem durante seu mandato, busquei ainda mostrar os atenuantes na qual fizeram o Parlamentarismo perder sua força e assim vigorar o Presidencialismo no Brasil.

O conceito de Poder possui múltiplas definições, assim retirei a idéia de que o poder constitui-se basicamente de facilidade ou potência para se fazer algo, ou seja, o mais forte ou mais astuto impor seu poder perante o mais fraco, na qual possuirá liderança e poder para governar uma nação.

Deste modo, ressaltamos a importância do relevante tema, pois ao longo da história a disputa pelo poder, já se mostrava como uma das maiores conquistas do homem.

Por fim, pode-se afirmar para tanto que o Parlamentarismo como o Presidencialismo como formas de governo definem as características de cada país, e independentemente de qual seja a forma de governo adotada, ambos buscam a pacificação de conflitos e a igualdade e satisfação da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com