TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mais Valia E Distribuição De Renda

Dissertações: Mais Valia E Distribuição De Renda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 4

MAIS VALIA E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista.

Existem muitos cientistas e pensadores sociais que desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema capitalista.

Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao produto é menor que o valor que a mercadoria poderia ser vendida. David Ricardo afirmava que a questão salarial está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o valor pago gira em torno das condições mínimas de sobrevivência.

Sendo a força de trabalho uma mercadoria cujo valor é determinado pelos meios de vida necessários à subsistência do trabalhador (alimentos, roupas, moradia, transporte, etc.), se este trabalhador trabalhar além de um determinado número de horas, estará gerando não apenas valor correspondente ao de sua força de trabalho (que lhe é pago pelo capitalista na forma de salário), mas também um valor a mais, um valor excedente sem contrapartida, denominado por Marx de mais-valia.

É desta fonte (de trabalho não pago) que são tirados os possíveis lucros dos capitalistas (industriais, comerciantes, agricultores, banqueiros, etc.), além da renda da terra, dos juros, etc. Enquanto a taxa de lucro – a relação entre a mais-valia e o capital variável ( salários) – define o grau de exploração sobre o trabalhador.

Marx distingue duas formas de mais-valia. Mais-valia absoluta: que é obtida através da ampliação da jornada de trabalho. Mais-valia relativa: fruto da diminuição do tempo de trabalho necessário, geralmente como resultado da especialização profissional da introdução de novas tecnologias ou da adoção de novos métodos de gerenciamento.

O fundamento da acumulação capitalista se dá pelo conceito de lucro. Porém, há uma diferença entre lucro e mais valia. Enquanto o lucro se origina somente do trabalhador, a mais valia pode vir de outras fontes como, por exemplo, de juros de arrendamento.

O conceito de mais valia implica diretamente o de classes sociais. Segundo Marx, no capitalismo existem apenas duas classes fundamentais; a classe burguesa, composta por uma minoria de elementos não produtores, cujo papel e deter e controlar os meios de produção, e classe operária, representada pela grande maioria, cuja atribuição é criar produtos excedentes, condições essencial para a existência.

Mais-valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador (ex: um trabalhador produz sapatos no valor de 2000,00 e o seu salário é de 1000,00 os outros 1000,00 ficam para o patrão). Isto continua a ser verdade.

O salário representa apenas a remuneração do tempo de trabalho que o operário emprega realmente para tornar possível a sua existência. Basta, para isso, um pequeno número de horas: todo o resto da jornada de trabalho, quase sempre muito prolongada, fornece um excedente em que está contido o que se chama "mais-valia" Hoje o funcionário é parceiro, não mais empregado. A “família empresa’’ não tem segredos, tem respeito”.

O que ocorreu é uma mudança qualitativa da mais-valia. Hoje ela não se vê mais apenas nos baixos salários do trabalhador. Vê-se no enorme contingente de desempregados, à margem do mercado de trabalho. Estes foram substituídos por equipamentos e maquinas moderna.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com