TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx

Monografias: Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

1.Marx descreveu, inicialmente, a forma pela qual o capitalista adquiria os meios de produção e a força de trabalho. R, Quando os trabalhadores concluíam o processo de produção, o capitalista vendia as mercadorias por uma quantia superior à quantia investida no início do processo. Marx considerou essa diferença a origem dos lucros capitalista e denominou-a mais valia.

2.A formação da mais – valia devia-se.

R. Ao fato de que os capitalistas adquiriam uma mercadoria a força de trabalho e vendiam uma mercadoria diferente, daquela produzida com a força de trabalho no decorrer do processo de produção. O valor da força de trabalho era inferior ao valor das mercadorias produzidas com o emprego dela, tal diferença explicava a existência do lucro.

3.Marx sustentava que: os primeiros sinais evidentes de uma depressão podiam manifestar-se no setor de bens de capital. R. A diminuição da produção de bens de capital obrigaria as indústrias desse setor a despedirem trabalhadores, provocando queda do valor global dos salários, o declínio da renda nacional e a retração do mercado consumidor isso traria consequência graves para o setor tais como um colapso econômico.

4.Para simplificar esse processo, Marx dividiu a economia capitalista em dois setores. O primeiro produzindo bens de consumo, e o segundo bens de capital.

5.No sistema capitalista, o Estado desempenha duas funções. Inicialmente a função de assegurar o domínio dos capitalistas sobre os demais membros da sociedade. O Estado executa esta função, antes de tudo, ao legitimar os direitos de propriedade, a fonte de onde emana o poder econômico dos capitalistas.

6.Teória de Keynes, descreva como ele identificou os vazamentos no fluxo circular da renda.

R. Keynes identificou o fluxo circular apresentava vazamento. Para começar, nem todos despendem todas as suas rendas. Uma percentagem dessas rendas é poupada, geralmente em bancos, e portanto deixa de participar do fluxo de despesas. Esse vazio pode ser preenchido por outras pessoas que contraem empréstimos nos bancos e despendem quantias superiores às suas rendas.

7.Keynes constatou, no entanto, que no auge da prosperidade a poupança geralmente supera os empréstimos aos consumidores. Forma-se portanto uma poupança liquida ou um vazamento real no fluxo circular rendas-despesas.

8.Keynes identificou duas outras fontes de vazamento: A primeira As pessoas adquirem bens e serviços de empresas estrangeiras, e assim o dinheiro gasto com essas importações deixa de ser gasto com os bens produzidos no interior do país. Segundo. As somas que a população destina ao pagamento de impostos são também retiradas do fluxo rendas- despesas.

9.Segundo Keynes, o que para a empresa é custo de produção ,representa renda para um individuo ou para outra empresa. R.O lucro também é renda a renda que se destina aos proprietários da empresa. Ora, se o valor da produção esgota-se nos custos de produção e nos lucros, e se estes itens constituem renda, conclui-se que o valor do que foi produzido deve, necessariamente, ser igual às rendas geradas no decorrer da produção.

10. Segundo Keynes, em qualquer economia capitalista madura, há um limite de oportunidade para os investimentos lucrativos. R. A medida que avança o processo de crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com