TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maslow

Tese: Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO MASLOW

Abraham Maslow, foi um renomado psicólogo americano, formado na Universidade de Wisconsin, e um dos autores com maior destaque na área do comportamento organizacional, focando principalmente no estudo da motivação. Esses estudos pretendiam desenvolver uma teoria que pudesse ser base para entender o comportamento do homem na sociedade, tendo dificuldade ao ser aplicada no aspecto da vida laboral.

Esse artigo irá mostrar a teoria da motivação de um modo diferente da mecanicista e determinista imposta em diversos manuais em que o autor aparece.

2. A visão de Ciência e de Homem, segundo Maslow.

Maslow ao estudar o homem, chegou á conclusão que não há como compreender o seu comportamento levando em conta apenas os modelos puramente biológicos, pois vários fatores interferem no mesmo.

Ele apóia-se na visão de um homem racional, mas que também é motivado por seus impulsos, ideais e desejos. Não apenas pelo interior, pois ele é influenciado pela interação interpessoal.

A teoria de Maslow não se baseia apenas em uma suposta pirâmide da hierarquia das necessidades, como a maioria dos autores de comportamento organizacional tende a reduzi-la, pois assim eles “simplificam” em partes um fenômeno que deve ser estudado por inteiro.

3. O Conceito de Motivação

No seu principal trabalho, com o titulo “Uma Teoria da Motivação Humana”, publicado em 1943, Maslow apresenta os fundamentos para a teoria da motivação, que é ampliado na publicação de 1954.

- Para Maslow o individuo é motivado como um todo, não podendo falar sobre a motivação de um órgão. As necessidades biológicas devem ser satisfeitas primeiro, e não são diferenciadas dos motivos culturais.

“Em outras palavras, portanto, o estudo da motivação deve ser, em parte, o estudo dos objetivos últimos ou desejos ou necessidades humanas” (MASLOW, 1954, p.66)

Ele defende a idéia de que os desejos conscientes não são tão importantes quanto os inconscientes.

“... O comportamento pode ser motivado, mas quase sempre é determinado biologicamente, culturalmente e situacionalmente.”

- Maslow afirma que os desejos são permanentes, mas mudam constantemente, pois o homem é um animal inquieto e quando satisfeito, cria outro desejo.

A teoria de Maslow se baseia “basicamente’ nas necessidades básicas do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com