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Mato Grosso Setencionista

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Por:   •  30/6/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

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Todos sabemos que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separam o trabalhador dos meios de produção, (ferramentas, matéria-prima, terra e máquina) pois estes, em tal contexto, são de propriedade privada do empregador. No pensamento de Karl Marx, contudo, tal separação (ou, alienação), é vista como fundamento para outras manifestações da relação social alienante. Chamamos de "Alienação econômica do homem" sob o capital o fato de o trabalhador estar alienado do fruto de seu trabalho e, de "alienação política", a ausência de representatividade da classe trabalhadora.

Politicamente aquele homem do século XIX teria se tornado alienado pois, o tão elogiado principio da representatividade, base do liberalismo, criou a idéia do Estado como órgão político imparcial, capaz de representar toda a sociedade e de dirigi-la pelo poder delegado pelos indivíduos, o que, na época, jamais aconteceu, como bem demonstraram inúmeros historiadores. O estado, do qual só podiam participar homens com posses materiais, representava apenas a classe dominante, e, assim, agia unicamente conforme os interesses desta.

Com base nesse principio, os seguidores de Marx, passaram a vincular a critica da sociedade à ação política, ou seja, caberia ao cientista, ser tbm alguém disposto a – na prática – ajudar a sociedade. Aos poucos, aquilo que Marx havia proposto, passava de “um novo método de abordar e explicar a sociedade” a ser, tbm, “um projeto para a ação social”.

Resumindo: esse termo é utilizado para determinar sujeitos politicamente que não conseguem de enxergar como indivíduos participantes da sociedade. Não decide politicamente por ele mesmo. Entrega a razão política nas mãos de alguém. Há apenas emoção e não o predomínio da razão. O direito na verdade é uma super estrutura a serviço dos valores capitalistas. A alienação política é um processo lento, discreto e ao longo desse processo vamos entendo como naturais as desigualdades, mas que na verdade não são, apenas correspondem a interesses do sistema capitalista. As ideologias exercem um forte papel nisso tudo.

Ex. são Simão: “Deus fez homens para serem ricos e pobres para serem pobres”

“O reino dos céus é dos pobres”

“O trabalho dignifica o homem” (será que todo trabalho dignifica o homem???)

Classe social e luta de classes

As idéias liberais consideravam os homens, por sua natureza, iguais política e juridicamente. Liberdade e justiça eram anunciados pelo liberalismo como direitos inalienáveis de todo cidadão. Marx, por sua vez, proclamava que, na prática, tal igualdade natural não existia em uma sociedade capitalista, e ponderava que o liberalismo tratava os homens como se fossem átomos, absolutamente livres das evidentes desigualdades estabelecidas pela sociedade. Para ele, as desigualdades sociais observadas no seu tempo não eram ocasionais, mas sim, resultantes das relações de produção do sistema capitalista, que dividiam os homens em proprietários e não proprietários dos meios de produção, sendo a base da formação das classes sociais.

As lutas de classes se manifestam mediante o confronto de interesses opostos entre a classe dominante e a classe dominada, pautada sob os interesses econômicos. Assim ocorreu na passagem de cada um dos modos de produção, vendo-se lesada nas relações econômicas, a classe subalterna passa a se organizar, primeiro objetivando apenas uma sobrevivência mais digna, porém, de negação de suas demandas o esclarecimento se torna possível e sua luta passa a visar a destruição de todo o modo de produção existente para, em seu lugar, implantar um novo, no qual as contradições conhecidas possam ser superadas.

Em uma sociedade capitalista, as relações entre os homens se caracterizavam por relações de oposição, antagonismo, exploração e complementariedade entre as classes sociais.

Marx identificou relações de exploração da classe dos proprietários dos meios de produção – a burguesia – sobre a dos trabalhadores – o proletariado. Isso porque a posse dos meios de produção, sob a forma legal de propriedade privada, faz com que os trabalhadores, a fim de assegurar

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