TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maçonaria no Brasil

Por:   •  21/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Maçonaria no Brasil –

A maçonaria é uma organização secreta, ou melhor, discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que participam dela. Ela é uma sociedade universal, onde os membros que fazem parte dela cultivam o aclassismo. O aclassismo é basicamente a junção de várias pessoas que se unem voluntariamente para um propósito comum. E os maçons, têm o mesmo significado do iluminismo, que é a liberdade, igualdade e fraternidade.

Existem no mundo, aproximadamente 6 milhões de maçons, desses: 3,2 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,4 milhões espalhados pelo mundo. No Brasil, existem aproximadamente 150 mil maçons e 4700 lojas. As instituições brasileiras mais conhecidas são: GOB (Grande Oriente Brasil), fundada em 1822. A CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica no Brasil), fundada em 1927 e a COMAB (Confederação Maçônica no Brasil), que foi fundada em 1973. O nome Maçonaria surgiu do francês “Maçoniere”, que significa construção. A palavra também vem do inglês “Mason” ou alemão “Maurrer”, que significa cortador de pedra, ou seja, a maçonaria é uma extensão vinda dos pedreiros.

O compasso e o esquadro, que são os elementos principais da ordem, representam a precisão e a retidão. A sobreposição desses dois elementos derivam a estrela de Davi, que representam a criação e a perfeição.  Já a letra G tem diversos significados, mas os principais e mais importantes deles são a referência a geometria e também a crença em um grande arquiteto do universo que é um titulo dado ao Deus da Maçonaria.

A Maçonaria é dividida em três fases. 1ª fase: Maçonaria primitiva: surgiu na idade média, na época de grandes castelos, catedrais e pontes, onde os pedreiros da época eram os únicos que obtinham os segredos de suas técnicas  que eram passadas apenas para os aprendizes mais confiáveis. 2ª: Maçonaria Operativa: foi a época da amplificação da ordem, pois além da amplificação de pedreiros ser muito cobiçada pelo povo, ela era a única profissão que permitia a viagem de um feudo para o outro e assim, surgiram outros grupos que guardavam segredos técnicos, como artesãos e ferreiros. E eles visavam a mesma liberdade que os pedreiros possuíam. 3ª e última fase: Maçonaria Especulativa: ela é a principal, pois ela alavanca a consagração da ordem em seu berço, na Inglaterra. Nessa fase, utilizam-se os moldes da organização dos maçons operativos, juntamente com o pensamento iluminista, formando assim, em 24 de julho de 1717, a primeira grande loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com