TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva

Por:   •  19/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

        

O PODER DA IGREJA CATÓLICA NO PERIODO MEDIEVAL E A TOLERANCIA RELIGIOSA NOS DIAS ATUAIS

Artigo científico apresentado à Faculdade Unopar como trabalho de conclusão de curso e requisito básico para obtenção do título de Especialista em História do Brasil.

Orientador: Prof. Doutor Carlos Luis Pereira

BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES

2019

        

O PODER DA IGREJA CATÓLICA NO PERIODO MEDIEVAL E A TOLERANCIA RELIGIOSA NOS DIAS ATUAIS

RAQUEL COSTA SILVA

[pic 2]

BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES

2019

PODER DA IGREJA CATÓLICA NO PERÍODO MEDIEVAL E A TOLERANCIA RELIGIOSA NOS DIAS ATUAIS

Autor: RAQUEL COSTA SILVA [1]

Orientador: Prof. Doutor Carlos Luis Pereira[2]

Resumo

O presente trabalho aborda o poder da igreja catolica  na era medieval e, para trabalharmos este tema utilizaremos duas fontes: as imagens e filmes que discutem o poder politico da igreja catolica, a punição dos pecadores, o discurso o papa urbano II, e a tolerancia religiosa na atualidade. Foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V. Tal fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento. Foram consultadas algumas obras de alguns autores:  Lilian Maria Martins de Aguiar, Robert Ergang, Emergence of the National State, New York, 1971.), FRANCO JÚNIOR, 1983, p. 61).

Palavras chaves: Poder,  Igreja Católica, Tolerancia Religiosa.

Introdução

Neste projeto trabalharemos sobre o poder da igreja católica, e o que a mesma influenciava na sociedade naquela época e na atualidade.  Utilizaremos duas fontes historicas as imagens e filmes, abordaremos o uso destas fontes no nosso contexto da era medieval.

Percebemos que o clero era o único setor da sociedade medieval que sabia ler e escrever durante o período. Desta forma a igreja continha seus conhecimentos para si, e sendo controladora do poder material e também espiritual e, era responsável por manter a ordem social da idade média. Segundo um texto da época:

A religião cristã nasceu durante o Império Romano. Por séculos se expandiu, conquistando poder e grande número de adeptos. Em 313 obteve do governo romano o direito à liberdade de culto; em 391 foi transformada em religião oficial do império.

Entretanto, o poder da igreja só se consolidaria com a conversão dos povos germânicos ao catolicismo. Com isso, a Igreja sobreviveria à desagregação do Império Romano do Ocidente, ao mesmo tempo que se transformava na mais poderosa instituição de seu tempo.

Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval. Mas apesar de todo seu poder, a igreja católica encontrava resistência por parte de grupos ou pessoas que se opunham a alguns de seus dogmas, este ato era chamado de Heresia, ou os famosos “Hereges”.

Justificativa

Neste projeto trabalharemos a importância do uso dos filmes e imagens nas escolas, será que é possível trabalhar temas em salas de aulas utilizando filmes? Ou imagens? Utilizaremos estas fontes para trabalhar nosso conteúdo, “O poder da igreja católica na idade média”, estas fontes são importantes para serem usadas na sala de aula por ofertar uma saída da monotonia e, ofertar aos alunos um conteúdo com divertimento. Escolhemos trabalhar com o poder da igreja católica no período medieval por esta se destacar na era medieval.

Escolhemos trabalhar este contexto pela influência que a igreja exercia na idade medieval e seu grande poder perante aos fiéis. Pois esta teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Escolhemos o tema para trabalhar na atualidade a tolerância religiosa, será que na sociedades em que vivemos temos uma tolerância religiosa ou intolerância.  

Porque utilizar filmes e imagens para trabalhar nas salas de aula?  O uso de filmes em sala de aula pode tornar as aulas dinâmicas e o cotidiano escolar passa a ser menos cansativo para professores e alunos. Outro ponto importante é que filmes tornam os alunos mais interessados, pelo fato de a aula “fugir” do comum, mas sempre relacionada ao conteúdo programático da disciplina.

Referencial teórico

Para darmos início ao nosso projeto utilizaremos duas fontes “os filmes e imagens” para trabalharmos nosso contexto escolar O poder da igreja católica na idade média, e, como e vista a igreja na atualidade. Trabalharemos este contexto pela influência que a igreja exercia na idade medieval e seu grande poder perante aos fiéis. Pois esta teve papel preponderante na formação do feudalismo.

Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V. Tal fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento. Sem dúvida sua estrutura fortemente hierarquizada colaborou para que ultrapassasse todas as crises, concentrando o saber e o poder. Internamente havia uma divisão entre o alto clero, membros da nobreza que exerciam cargos de direção, e o baixo clero, composto por pessoas originárias dos seguimentos mais pobres da população. O comando de toda essa estrutura lentamente concentrou-se nas mãos do bispo de Roma, que se tornou papa no século V.

A igreja também encontrava obstáculos como; movimentos contrários ao seu envolvimento nas questões materiais e ao uso da violência contra os hereges. Eram os franciscanos e dominicanos, que pregavam voto de pobreza e por isso eram conhecidos como ordens mendicantes, que se misturavam ao povo, procurando demonstrar a vida pobre e sacrificada do cristão. No entanto, eles foram incapazes de realizar a moralização definitiva da Igreja. Pode-se considerar que toda movimentação contra as interferências da Igreja Católica no mundo material, acabaram originando a grande divisão dos católicos no século XVI, com a Reforma Protestante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (192.2 Kb)   docx (493.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com