TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meninos Engenheiros

Dissertações: Meninos Engenheiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

São Lourenço da Mata é uma cidade situada a 30 quilômetros de Recife. No século 17, desenvolveu-se economicamente devido à produção de açúcar, principal mercadoria comercializada no Brasil à época. O sucesso do produto daquela região era tão grande que rendeu a ela a alcunha de "terra do açúcar". Vaneza Nascimento de Oliveira Melo, professora do 3º ano da EMEF Amaro Alves de Souza, descobriu tudo isso quando decidiu estudar com seus alunos a história do lugar onde moravam.

Para começar, a docente pesquisou no livro História de São Lourenço da Mata, editado pela prefeitura da cidade, e explicou aos pequenos a relação entre a economia açucareira do Brasil e o município. "Foi um processo muito rico também para mim, pois, junto com eles, tive contato com informações importantes e pouco divulgadas", relembra Vaneza. A professora Sandra Regina Ferreira de Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), fala da relevância de trabalhar a história local nos anos iniciais: "Levar as crianças para conhecer os espaços e entendê-los como fontes de conteúdo acaba sendo uma experiência que enriquece a aprendizagem".

A fim de despertar a curiosidade dos alunos, Vaneza os provocou: "Vocês sabiam que a nossa cidade foi muito rica de açúcar?". A partir daí, eles encheram a professora de perguntas. Antes de responder, ela questionou se os pequenos conheciam a palavra "engenho", seu significado e a origem do município. A réplica surpreendeu: ninguém sabia a história ou tinha ouvido falar sobre os engenhos de cana-de-açúcar.

Para iniciar a contextualização sobre o assunto, Vaneza pediu que a classe pesquisasse nos dicionários da escola o significado de palavras relacionadas ao conteúdo, como escravidão, moinho e fornalha. Cada aluno procurou um vocábulo e leu sua definição em voz alta. Em seguida, todos anotaram no caderno os novos conceitos aprendidos. A turma também viu um mapa do Brasil, que mostrava quantos engenhos havia no país, e outro de São Lourenço, indicando os bairros onde essas instalações podem ser encontradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com