TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Victor O Menino Selvagem

Dissertações: Victor O Menino Selvagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 5

O filme “O Menino Selvagem” – L’ Enfant Suavage¬ – de François Truffaut é baseado em um fato verídico que relata a história de um menino entre onze ou doze anos aparentemente surdo e mudo que fora encontrado em uma floresta nas proximidades do distrito de Aveyron na França, pensa-se que fora abandonado pela família entre quatro ou cinco anos e não apresentava nenhum tipo de comportamento humano.

Após a noticia do encontro do menino, muitos psicanalistas, sociólogos e estudiosos ficaram curiosos e o mesmo foi levado para Paris onde seriam feito os estudos sobre o caso do menino, é interessante o modo em que mostra no filme, como era feito o diagnostico da criança, pegaram-no e colocaram sobre uma mesa e o analisaram: “ tem a pele branca e fina, rosto redondo, olhos negros e fundos, cabelos castanhos e nariz comprido”, diziam Pinel e Jean Itard.

Inicialmente o menino foi levado para uma escola de surdos e mudos, mas como ele não falava não conseguia se comunicar coma s outras crianças nem mesmo com os adultos, foi aí então que o médico Jean Itard decidiu que iria levar o menino para sua casa e com a ajuda de sua governanta Guérin, iria educar e inserir o menino na sociedade. Começava então uma incessante e cansativa jornada para ensinar ao menino o que deveria ter aprendido enquanto era criança, pois quando pequeno a criança tem uma probabilidade maior de aproveitamento e aprendizagem naquilo que lhe é imposto.

A cada dia que passava Dr. Itard ensinava uma coisa nova para Victor, nome escolhido pelo Dr. Itard e sua Governanta Guérin, pois o menino mostrava-se sensível ao som “ô”. Victor, antes andava como um quadrúpede, não mostrava sensibilidade ao frio nem ao calor, não chorava, não sorria, mas ao passar do tempo o mesmo começou a andar em pé (usando somente as pernas), criou sensibilidade ao calor e frio, gostava quando fazia coisas bem, envergonhava-se com seus erros e arrependia-se de suas irritações, e assim foram todos os dias, ensinavam-lhe palavras, cores, números, a pedir comida, a ajudar nas pequenas tarefas, a vestir-se e etc.

Por muitas vezes, o menino tinha crises compulsivas, ataques de fúria por ter de estudar dia e noite. Importante salientar que no século XIX dominava a idéia de que uma criança nasce naturalmente preparada para a vida e já no caso de Victor, pelo fato de ter sido abandonado e ter vivido uma boa parte de sua vida em meio selvagem, todo o seu desenvolvimento foi lento e trabalhoso, devido à sua fraca sensibilidade do sistema auditivo, a sua educação ficou incompleta.

Um dia Vitor, fugiu de casa, de repente para ver se conseguiria voltar a viver na selva depois de tudo o que lhe fora ensinado, mas acabou por voltar para a casa de Dr. Itard, quando lhe é imposto uma maneira de viver diferente da sua, dificilmente uma pessoa consegue voltar a viver da mesma forma que vivia.

Sem a aprendizagem cultual o cérebro não se desenvolve de forma a que o individuo consiga chegar a adquirir a capacidade de pensar, de falar e de sentir sentimentos humanos, pois o desenvolvimento da criança depende da influencia de um conjunto de grupos e instituições sociais que possibilitará a sua socialização, ou seja, seu desenvolvimento será de acordo com os padrões culturais da sociedade em que ele se encontrar inserido.

Há dois grupos em minha opinião que contribui para a socialização de uma criança:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com