TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercantilismo: Da transição do feudalismo para o capitalismo.

Por:   •  17/11/2021  •  Exam  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Mapa mental: Mercantilismo – 8 Ano

[pic 1]

 Pacto colonial                     Domínio comercial marítimo da Europa

                                                              [pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

Mercantilismo

                                                                                       [pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

Domínio comercial marítimo da Europa:  Foi o período em que a Europa passou a explorar os oceanos com o propósito de expandir seu domínio colonial e consequentemente aumentar suas relações comerciais.

Forte intervenção do Estado na Economia: Era o Estado quem estabelecia as regras econômicas do reino, impondo pesadas taxas de importação aos produtos importados, a fim de constituir um monopólio comercial que privilegiasse a entrada de seus produtos em território colonizado.

Pacto colonial:  O pacto colonial foi uma política econômica que vigorou em Portugal e Espanha no período colonial, e significava que a colônia só poderia ter relações comerciais com a metrópole ou com os mercadores que os colonizadores julgassem interessantes, era uma forma de domínio que os Europeus exerciam sobre suas colônias em diversas partes do mundo.

Protecionismo comercial: Semelhante aos conceitos anteriores, o protecionismo comercial significava dificultar a entrada de produtos estrangeiros aumentando as taxas de importação, a fim de manter o monopólio da metrópole sobre a coroa. Atualmente, ainda existem países protecionistas, o Brasil lidera esse ranking, entretanto como vivemos em um mundo globalizado, ou seja, todos os países devem ter relação entre si, o protecionismo comercial não é vantajoso.

Fortalecimento da escravidão:  modelo de comércio triangular, a Europa exportava têxteis e rum para a África, que em troca, fornecia mão de obra escrava para as Américas, incluindo o Brasil, ao chegarem aqui os escravos alimentavam a produção de açúcar, tabaco e algodão para a Europa.

Manufaturas:  No período do mercantilismo surgiu a manufatura (produção manual) de diversos objetos, principalmente têxteis. A manufatura foi substituída pela indústria.

Atividade:   1) Cite três características do mercantilismo.

                      2) Explique a diferença entre indústria e manufatura.

                             

Importante, não deixe de assistir a aula de História hoje no Centro de Mídias ás 11:30 com reprise (a aula será passada de novo) das 17 ás 18:30.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com