TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS QUE ESTÃO LIGADAS AO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO 1: ANALISE AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS QUE ESTÃO LIGADAS AO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO, SEGUNDO FALCON.

De acordo com o pensamento de Falcon, as mudanças econômicas que estão associadas ao processo de transição do feudalismo ao capitalismo ou período pré-capitalista compreendem as etapas de acumulação de capital, a liberação de mão de obra e os progressos da técnica aplicada à produção. A acumulação de capital se inicia com um caráter primitivo e necessário a partir das transformações agrárias como os cercamentos no ambiente rural e também ocorre no setor urbano com o desenvolvimento do setor industrial além do crescimento acelerado na acumulação do capital. Todavia, o aumento de atividades como a pirataria, a exploração de minas e a exploração agrícola incentivaram o surgimento de uma nova política econômica, o mercantilismo. A formação do proletariado ou a liberação de mão de obra parte do pressuposto da relação dos camponeses com a agricultura no contexto de privatização de suas terras partindo em busca de novas oportunidades de emprego nas cidades e o desenvolvimento de tarefas especializadas no trabalho, pelas primeiras indústrias consideradas as últimas manufaturas. Enfim, os progressos técnicos estão relacionados ao capital e a mão de obra, pois surgem novas necessidades criadas pelo desenvolvimento da divisão e especialização do trabalho devido à maior produtividade gerada introduzindo a máquina consolidando o início do sistema capitalista.

QUESTÃO 2: DESCREVA O ITINERÁRIO DO PATRIARCA DA FAMÍLIA GOUNON E RELACIONE-O ÁS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DO ANTIGO REGIME.

No ano de 1789, em Toulouse na França, o chefe da linhagem dos Gounon é Joseph, ascendeu à nobreza através do “capitoulat” (magistratura municipal) e da compra de uma senhoria. Seguindo uma trajetória clássica do antigo regime, casou-se com uma nobre e dessa forma, conseguiu o direito de ser chamando de Monsieur de Gounon. Joseph Gounon ficou viúvo cedo e dedicou-se à criação de seus três filhos. Demonstrou também um extremo interesse pelas ciências.

Em 1789 houve a queda da Monarquia e muitos refugiados abrigaram se perto de Toulouse, próximos a propriedade de Joseph. Logo, os Gounon passam a expor seu pensamento, exprimindo as amarguras de “pessoas bem nascidas” confrontados por uma sociedade igualitária. Contudo, a antiga nobreza teme que a ruptura com Antigo regime elimine as fronteiras da vida privada. Entretanto, a ascensão da nobreza ocorreu por meio de casamentos e magistraturas municipais tornando-se alvo para o novo regime. Nessa nova era os privilégios da nobreza foram abolidos, a fim de criar uma sociedade igualitária e a religião entra em confronto com a razão que era mais valorizada.

QUESTÃO 3: IDENTIFIQUE AS CARACTERÍSTICAS DA CIDADANIA MODERNA. EXPLIQUE OS DIREITOS RELACIONADOS A UMA CIDADANIA E AS CORRENTES DE PENSAMENTO QUE FORAM IMPORTANTES PARA SUA CONTINUAÇÃO.

A cidadania na modernidade é um processo de criação e ampliação dos direitos, típico das sociedades democráticas liberais ocidentais. O sistema político caracteriza-se pelos elementos: constitucionalidade, tripartição de poder, pluripartidarismo e representação. Na modernidade, a cidadania adquiriu dimensão de universalidade. As constituições modernas, progressivamente, reconheceram todos como cidadãos portadores de direitos iguais, independentemente de atributos ou características pessoais. A concepção individualista predominante definiu a sociedade como uma associação de indivíduos que a modelam de acordo com suas vontades. O ser humano tornou-se referencial das instituições e o ordenamento da vida social passou a reputar o individuo como sujeito de direitos. Três grandes tradições do pensamento político cujos legados constituíram as bases da cidadania moderna:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com