TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercosul Desvio E Livre Comercio

Artigos Científicos: Mercosul Desvio E Livre Comercio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

1- Muitas vantagens dentre elas podemos citar a intensificação das transações comerciais , consequentemente a diminuição das fronteiras , surgem devido a afinidades regionais que facilitam e privilegiam as trocas econômicas entre si .

2 – A perda do bem estar pode ocorrer quando se faz uma integração econômica nos moldes de uma união aduaneira , onde se passa a adotar uma politica comercial uniforme em relação aos países integrantes , muitas vezes sendo necessário modificar sua filosofia politica econômica para fazer parte desse grupo ao qual se pretende integrar-se .

3 – Criticas embasadas das circunstancias que determinam se a união aduaneira será predominante criadora ou desviadora do comercio , a teoria abordada supõe que a formação não afete os termos de troca no comercio entre a união e o resto do mundo se elevarem , este efeito pode provocar compensável perda por eventual desvio de comercia e poderá ser bastante para elimina-lo e a queda de preços de produtos importados for suficiente

4 – Quando a tentativa de substituição de importações , significa que o pais busca produzir internamente , a primeiro momento para proteção da indústria nacional , nota-se que o desvio do comercio tem papel importante na elasticidade de substituição especificas de alguns produtos decorrentes de acordos de livre comercio , também nota-se redução de tarifa exclusivamente sobre os produtos , consequentemente alterando o preço relativo em relação as importações .

5 - São feitos acordos, negociações de regras, tarifas para um processo seguro, este acordo é conhecido como “Livre Comércio entre países”, ou seja, se resume em geral na redução ou eliminação de taxas alfandegárias nas relações comerciais entre dois ou mais países que integram uma “zona de livre comércio”.

6 - As teorias clássicas de comércio internacional recomendam a prática do livre comércio porque o protecionismo gera ineficiência e perda de bem-estar. Como a integração econômica envolve livre comércio entre os signatários de acordo e protecionismo em relação aos demais países, o resultado é em termos de bem-estar é incerto, e os ganhos podem ser eventualmente superados pelas perdas.

7 – Podemos nos basear sobre dados da NAFTA :

- Redução nos custo de produção , geração de empregos em seu território , a industrial assim como as exportações tem significativo aumento , favoráveis a criação de empregos , negociando em bloco todos os países membros podem ganhar vantagens com relação aos acordos comerciais em outros blocos econômicos , consequentemente uma queda final no preço de mercadorias que beneficia os consumidores .

8- -

Nesse caso o desvio de comercio aconteceria para a Argentina é uma grande parceira comercial por meio do Mercosul. As vendas seriam direcionadas para o produto importado de lá. O produto importado do resto do mundo, terá altas taxas inclusas com intuito de inviabilizar o consumo, forçando o consumidor a comprar o produto Argentino e favorecer nosso parceiro comercial

9 - Houve mais criação. O efeito MERCOSUL, decorrente das preferências comerciais acordadas neste bloco regional, sobre o fluxo agregado das importações brasileiras, foi amplamente positivo, em termos dos efeitos de criação e desvio de comércio, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com