TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rocky Shores of El Salvador

Seminário: Rocky Shores of El Salvador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

Os costões rochosos de Salvador são ricos em biodiversidade, contendo seres vivos de variadas espécies, inclusive os animais de vida séssil, observados na coleta. A praia da Pituba é formada por ampla área de afloramentos de arrecifes, inserida no setor de menor energia da orla, com estirâncios relativamente largos (25 a 35 m ao nível da baixa-mar) e declives suaves (2 a 3°) está localizada próxima à desembocadura do Rio Camurujipe.

Os costões rochosos podem ser classificados como supra litoral, meso litoral e infra litoral e os organismos se distribuem sobre ele de acordo com a zonação, mais adequada para cada um deles. O supra litoral, é a região mais superior e que fica exposta a uma menor quantidade de água, portanto, são mais secas. Ele é o limite com a região inferior da plantação terrestre.

O meso litoral, está localizado entre o supra e o infra litoral, e fica submerso quando a maré está alta e visível quando a maré está baixa, os organismos dessa região são adaptados a essa variação. O infra litoral é a região que normalmente fica submersa. As Poríferas e os Cnidários são espécies sésseis comuns em costões rochosos.

As poríferas são os metazoários mais basais e possuem uma constituição muito simples. Não possuem sistema digestivo, realizam digestão intracelular e obtém as partículas de alimento pelo hábito filtrador, utilizado também para excreção e respiração por difusão simples. Possuem vários poros no corpo, por onde entra a água, e o ósculo, grande poro, por onde a água sai. Elas possuem reprodução sexuada e desenvolvimento embrionário, como todo metazoário, mas também podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. A porífera é um importante componente na comunidade bentônica marinha e servem e abrigo e alimento para muitos invertebrados.

Os cnidários são os animais mais simples dentro dos que possuem tecidos, são diblásticos e tem alguma organização nos sistemas. São radiais ou birradiais e possuem tentáculos orais circundando a boca. Possuem um ciclo de vida alternado, entre pólipos (sésseis) e medusas. Alimentam-se capturando os alimentos pelos tentáculos. São muito conhecidos devido à capacidade de queimar ou causas irritações na pele que muitas espécies têm. Isso ocorre devido às células urticantes (cnidócitos).

Material e metodologia

Materiais utilizados:

Trena de 10 metros

Pá de jardineiro

Quadrado de PVC

Papel e lápis

Fichas de identificação dos animais

O presente trabalho foi realizado por volta das nove horas da manhã, nos costões rochosos da praia da Pituba. Inicialmente o grupo percorreu pelos costões rochosos observando e anotando as espécies encontradas de acordo com as fichas de identificação.

Os costões rochosos são divididos em supra litoral, meso litoral e infra litoral. O trabalho consistia em escolher uma região de 10 metros em cada uma deles. Primeiramente, foi escolhida uma região de 10 metros no infra litoral e o quadrado de PVC foi jogado em três pontos desses 10 metros, sorteados anteriormente. Os pontos sorteados foram 2, 5 e 10 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com