TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Virtual De Ciência E Tecnica

Casos: Museu Virtual De Ciência E Tecnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Relato de experiência em refeitório

No CMEI Júlio Coutinho, tenho notado que no horário das refeições muitas crianças não têm acesso á uma boa alimentação, sendo muitas vezes restrita, e que apesar de ter as verduras e legumes no prato, sentem dificuldades para ingerir esses alimentos que são tão importantes para o crescimento saudável dessas crianças.

Imagine. Pensei. “Precisamos fazer alguma coisa para abrir o apetite dos destes alunos”.

Observei que no pátio da escola tem uma área boa com uma terra aparentemente fértil.

Resolvi entrar em ação!

Comuniquei com a equipe pedagógica e administrativa aos pais dos alunos que iriamos criar uma horta naquele espaço. “Visto que gosto muito de plantas, de mexer com terra, adubo e seria uma experiência boa”.

Resolvi por a mão na massa. “Quero dizer na terra”.

Fiz a divisão de tarefas, para garantir a participação de todos, cada aluno seria responsável por um item, um planta, outro semeia couve, cebolinhas, cenoura, brócolis, em assim por diante.

Todas as quartas-feiras de 7 ás 8 horas os alunos já estavam apostos. Eu iniciava e eles seguiam interagindo, memorizando os nomes das sementes. Esse dia da semana era tão especial e esperado que os próprios pais dos alunos se envolviam de tal modo trazendo ervas medicinais e no final a comunidade também apreciava esse nosso projeto.

Essa troca de experiência é muito rica que nos concerne à possibilidade de aprender mais, interagir e se unir mais...

A partir dessa experiência vivida, a escola tem como base os princípios da ecologia, com a horta utilizada para lanches onde as crianças acompanham desde o plantio até o consumo dos alimentos.

O meu objetivo maior com esse trabalho foi oportunizar as crianças a serem participantes ativos, sabendo que esse projeto envolve saúde, meio ambiente, educação e cultura voltada para esses alunos.

Essa experiência foi gratificante, hoje posso ver que meus alunos melhoraram consideravelmente à alimentação, ainda separam as verduras de alguns legumes, mas conhecem todos por nomes e sabem os benefícios que cada alimento oferece.

Acredite que Samuel de três anos gosta de jiló!

É um prazer ver os alunos todos juntos, indo naquela área que antes era um terreno baldio hoje se transformou em uma bela horta, e vê-los voltando com as cestas cheias de verduras e legumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com