TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita a museu virtual

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 13

Tempo e Espaço Geográfico 2

A geografia é a ciência que estuda o espaço organizado pela sociedade, e portanto, estes espaços são organizados de diversas maneiras, podemos contribuir para a formação  dos cidadãos, e essa formação é determinante para o progresso ou regresso de uma sociedade,o cidadão necessita de uma formação adequada , uma formação voltada a preservação do meio ambiente,esse conceito é fundamental, principalmente para que não haja exclusão,preconceito, e desigualdade dentro de uma sociedade.

[pic 1][pic 2][pic 3]

A geografia tem diversas estratégias para as grandes polêmicas, a disciplina é um ponto de partida muito importante, vivemos numa sociedade repleta de diferenças sociais. Podemos buscar os espaços de várias maneira, como por exemplo, a teoria da região e regionalização, essa teoria nos retrata como o espaço brasileiro foi influenciado, surgiram diversas escolas com o desenvolvimento econômico, cada escola tinha seus estatutos, suas abordagens. Ao longo dos anos essas escolas foram evoluindo, trazendo mudanças dentro da sociedade. As escolas tinham suas tipologias regionais e consequentemente as suas linhas de pensamentos eram diferenciadas em relação as outras escolas, algumas ideias se destacaram e eram aceitas por outras escolas.

Com a evolução as escolas tiveram que se adequarem às realidades da sociedade, buscaram meios de construir patrimônios e acumular capital. A escola alemã era tradicional e tinham como fundadores os alemães Humboldt e Riter, eles foram os principais responsáveis pelo primeiro conceito de região natural surgido no século XIX, sua principal característica era o determinismo ambiental, essa escola valorizava as relações existentes entre homem-natureza,  o homem era subordinado à natureza. Segundo a escola tradicional alemã a região natural é vista como uma parte da superfície da terra, dessa maneira a escola alemã tinha uma visão mais centralizada na preservação do meio ambiente, essa interação desses elementos pode-se caracterizar como região, através dessa concepção a região também é considerada como um ecossistema.

No início do século XX surgem o possibilismo com Vidal  de La Blache, esse conceito alemão enfatiza a relação homem-natureza como um sujeito que reage as imposições da natureza.Vidal de La Blache desenvolveu a possibilidade do homem modelar a natureza,ou seja, dominar e usufruir da superfície da terra por meio de sua cultura. Essa concepção de região passa a ser conhecida como região humana ou geográfica e tem seu principal objeto de estudo " a paisagem". A combinação e a harmonia entre o homem e a natureza proporciona um  resultado favorável.

Existem vários tipos de regiões dentre eles as regiões homogêneas e as regiões funcionais que podem ser classificadas em regiões simples ou complexas. A região homogênea pode ser classificada como estética, são elementos que não variam no tempo e no espaço. A região funcional é definida a partir do movimento de pessoas, mercadorias, transportes, informações, ou seja, tudo aquilo que faz a superfície terrestre funcionar. Nesse caso a cidade se torna como um centro de organização do espaço,dando destaque às questões econômicas. O espaço passa a ser visto como algo fragmentado onde acontecem múltiplas relações que o diferencia internamente.

Na nova geografia o conceito região foi trabalhado de forma abstrata, com a expansão do sistema capitalista, houve a necessidade de se enquadrar à região as necessidades das novas condições do sistema. Os planejamentos regionais foram determinantes para que o capitalismo se enquadrasse nas particularidades regionais e com isso adquirir força para a sua reprodução.

Na década de 70 a geografia critica elaborou diversos questionamentos em relação aos conceitos de região que foram criados. A nova geografia rompeu os conceitos da escola tradicional, enquanto que a geografia critica os manteve com uma condição que fossem repensados e reformulados. Surgiram várias criticas contra Vidal de La Blache e da geografia teórico-quantitativa em relação aos métodos usados por eles nas investigações para a realização dos estudos regionais. Essas diferenças foram discutidas por que a geografia critica apoia os estudos regionais sob o materialismo histórico e dialético,enquanto a geografia humanista apoia as bases firmadas na percepção e na fenomenologia.  

Desde que existe a sociedade até a atualidade o homem usa os recursos da natureza, por que a sobrevivência do homem sempre dependeu da natureza,as ferramentas utilizadas no trabalho e os diversos instrumentos para transformar em matéria-prima. O ambiente natural vem sendo transformado e com o surgimento de novas sociedades as técnicas vão sendo renovadas sistematicamente.

A revolução industrial revolucionou o mundo, modificou totalmente a vida da sociedade, principalmente a sociedade inglesa, as relações comerciais entre os Estados foi totalmente modificada devido o crescimento e os avanços tecnológicos. A revolução Industrial teve uma importância destacada, mas infelizmente a exploração da mão de obra foi inevitável, trabalhadores juntamente com as mulheres e crianças vindos do campo enfrentavam uma jornada de trabalho muito estressante, uma jornada de 16 horas e um salário miserável, na verdade um salário de fome, esses trabalhadores chegavam nas cidades e não tinham onde morar, então eram obrigados a alugar um cômodo, um espaço muito pequeno e pagavam um aluguel muito caro, e com isso essa miséria era vivida por eles, a maioria eram analfabetos, sem especialização e sem experiência e eram sujeitados a trabalho escravo, aqueles que não aceitavam o pesado trabalho eram presos e considerados  vagabundos. Essa realidade marcou a revolução industrial que na verdade só beneficiou os grandes empresários e seus interesses capitalistas. Nessa época surgiram muitas manifestações operárias, o parlamento ordenou a repressão com a força das milícias.Não existia cuidados básicos com a higiene e a proliferação de doenças era inevitável, os aglomerados só cresciam e com tudo isso houve um impacto de grandes proporções no meio ambiente, os fornos de carvão mineral emitiam diariamente toneladas de carbono e despejando residos nos córregos e rios dizimando o ecossistema.  

[pic 4]

   

[pic 5]

As industrias contratavam os funcionários e pagavam um salário de miséria, mas infelizmente não existia outro emprego então os trabalhadores eram obrigados a aceitar, milhares de trabalhadores deixaram o campo com a intenção de ganhar muito dinheiro na cidade e se depararam com outra realidade. Muitos desempregados passavam fome e sede,  as doenças se proliferavam entre eles, a falta de infra estrutura era uma das consequências, não existia um saneamento básico e as pessoas não tinham recursos financeiros para se deslocar para um atendimento médico de qualidade. a revolução Industrial foi um verdadeiro pesadelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (466.8 Kb)   docx (358.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com