TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nações Unidas e sua criação

Artigo: Nações Unidas e sua criação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Artigo  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

A ONU e Sua Criação

A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada logo após a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente em 24 de Outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia, EUA, constituída pela maioria dos países do mundo. Entre seus objetivos, podemos destacar o de manter a paz e segurança internacionais a fim de prevenir a sociedade de conflitos e guerras como as duas Guerras anteriores à sua criação. Para isso, em sua carta de criação, a ONU afirmou zelar pelos direitos dos homens como um todo, independentemente da nação, sendo ela grande ou pequena, pobre ou rica. Resumindo, a ONU foi criada para evitar qualquer tentativa de atentado ou conflito armado que “acabe” com a paz mundial.

A ONU conta com cinco órgãos fundamentais:

ÓRGÃO MEMBROS

Assembleia Geral Todos os países-membros.

Conselho de Segurança* URSS, EUA, Inglaterra, França e China e dez membros provisórios eleitos pela Assembleia Geral.

Secretariado Secretário-Geral da ONU.

Conselho Econômico e Social UNICEF* e OMC*, dentre outros órgãos.

Corte Internacional da Justiça Órgão Jurídico com sede na Holanda.

*O Conselho de Segurança tem o poder de veto sobre qualquer decisão da ONU.

*UNICEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância que tem como objetivo garantir uma melhora de vida para as crianças que vivem na miséria.

*OMC é a Organização Mundial do Comércio.

Impulsionados pelos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, a ONU deu maior importância às potências militares saídas daquele conflito, contrariando sua pretensão de participação igual dos países. Esse “peso maior” se deu principalmente aos Estados Unidos e a União Soviética, em virtude de seu papel principal pelo Conselho de Segurança na resolução de conflitos militares.

Apesar dos objetivos da criação da ONU aparentemente serem de fácil realização, estes não são cumpridos como um todo. Contudo, é claramente visível a diminuição de incidências de conflitos e guerras declaradas nos últimos anos, além do surgimento de conflitos regionais, os quais são mais fáceis de serem solucionados. Além disso, o índice de fome e miséria tem diminuído.

Infelizmente, porém, diversos países da África ainda vivem em situação alarmante, com homens, mulheres, e principalmente crianças, vivendo em situações precárias, expostas a doenças, fome e miséria. Atualmente, ainda é preciso mais investimento e preocupação com essas pessoas. A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros de acordo com suas possibilidades.

Contudo, podemos concluir que apesar do cenário triste e devastador das duas Guerras Mundiais, esses conflitos não serviram apenas para trazer dor e sofrimento a milhares de pessoas e seus familiares, mas contribuíram para a criação de um órgão mediador que pudesse evitar que conflitos como estes se repetissem ao longo da história, trazendo, mesmo que superficialmente, uma sensação de segurança e paz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com