TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoliberalismo

Artigo: Neoliberalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Artigo  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Neoliberalismo é uma política econômica que idealiza a não participação do estado na economia, a criação do estado mínimo e torna mais eficiente manter e ampliar o bem estar social. A abertura da economia permite a expansão do comércio internacional, isso significa mais riquezas. A economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

Na minha opinião, a abertura da economia deve ser gradual, regulada, dando tempo para que as indústrias nacionais possam ganhar alguma competitividade. Uma maneira para dar tempo para preparar as indústrias, seria ampliar o comércio internacional entre países em desenvolvimento, onde suas indústrias estão em níveis de competitividade semelhantes. Se bem administrada a abertura econômica, amplia-se o comércio e desenvolvem-se as indústrias e outros setores, gerando riquezas que podem ser distribuídas para a população. Uma outra consequência da abertura da economia é o aprofundamento da globalização.

Em um contexto global, onde se têm mais atores empresarias envolvidos, a competição se acirra, pressionado as empresas a aumentarem sua produtividade (fazer mais com menos). Isso significa, na grande maioria das vezes, corte de pessoal, ou seja, aumento desemprego. Por outro lado, a pressão pela modernização das empresas gera demanda por profissionais mais qualificados. O problema é que os governos não conseguem acompanhar as mudanças, não qualificando seus cidadãos para os novos desafios. Uma maneira de se combater o desemprego é estimulando no país o empreendedorismo, por meio do incentivo ao crédito e por meio da qualificação empresarial do empreendedor. Existem outros pontos importantes também para esse estímulo: segurança e agilidade jurídica, baixos impostos, facilidade na contração de funcionários etc.

As privatizações são importantes para aumentar a eficiência das empresas, muitas estatais contratam muito porque os serviços são ineficientes. Além disso, muitas são corruptas, o que é facilitado pela quantidade de normas existentes (burocracia) e dirigentes mal intencionados que não são obrigados a ter uma gestão transparente e ter medidos seu desempenho e resultados. Acrescento, ainda, a péssima qualidade de serviços do Estado. Alguns setores são estratégicos e, na minha opinião, devem ser resguardados ao Estado. O setor de energia, por exemplo, toda economia do país depende dela, e, por isso, o seu controle deve ser monopólio do povo.

Concluindo, o neoliberalismo pode ser muito bom para os países, se bem administrado. Aumenta a eficiência da economia, melhora e barateia os produtos e serviços para a sociedade, gera empregos qualificados, gera riquezas que podem ser usadas para melhorar indicadores sociais, mas é importante que, para isso, as medidas neoliberais sejam implementadas e gerenciadas com eficiência e sob supervisão do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com