TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nosso Porto Seguro No Mkt

Exames: Nosso Porto Seguro No Mkt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Estratégia em Marketing

Segundo Kotler e Keller (2006), a estratégia é um plano de como chegar lá. Cada negócio deve estabelecer sua própria estratégia para atingir suas metas. Ferrell e Hartline (2005) citam que a estratégia de marketing basicamente se define em como a empresa irá satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes. Embora muitos tipos de estratégias estejam disponíveis, Porter (1986) resume-as em três tipos genéricos que fornecem um ponto de partida para uma analogia estratégica: liderança total em custos, diferenciação e foco. A importância da abordagem da estratégia em marketing se dará em função da diferenciação, sendo assim, a empresa concentra esforços para alcançar desempenho superior em uma importante área de beneficio para o consumidor, valorizada por grande parte do mercado. Pode esforçar-se para ser líder em serviços, em qualidade, em estilo, em tecnologia, atendimento, ou seja, no que se faz para diferenciar, mas não é possível liderar em todas as áreas.

Comportamento do Consumidor Kotler (1998) diz que o propósito de marketing é atender e satisfazer às necessidades e desejos dos consumidores. A área do comportamento do consumidor estuda como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e dispõem de bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer as suas necessidades e desejos. Ainda baseado em Kotler (1998), nunca foi simples entender o comportamento e conhecer os consumidores. Eles podem declarar suas necessidades e desejos, mas agir de outra maneira. Podem estar cientes de suas motivações mais profundas. Podem responder apenas as influências de última hora. Todavia, os profissionais de marketing devem estudar os desejos, percepções, preferências e comportamento de compra de seus consumidores-alvos.

Posicionamento:

Segundo Kotler (2000), o posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para se destacar na mente dos clientes-alvo. Ainda acrescenta que o resultado de um posicionamento é a criação com sucesso de um a proposta de valor com foco no mercado. Entre os posicionamentos de melhor destaque estão à qualidade, o atendimento, preço baixo e maior valor, pois, se uma empresa conseguir entregar ao cliente um desses posicionamentos, provavelmente será mais conhecida e mais lembrada por esse ponto forte.

Diferenciação

Conforme Kotler e Keller (2006), diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa com o que seus concorrentes estão oferecendo. De acordo com Ferrell e Hartline (2005), a diferenciação envolve a criação de diferenças na oferta de produtos de uma empresa que a distinga das ofertas da concorrência. A partir daqui, examinaremos como uma oferta de mercado pode ser diferenciada ao longo de cinco dimensões: produto, serviço, canal ou imagem. A diferenciação distribui-se em diversos aspectos como:

a) Diferenciação de produto: A diferenciação de produtos físicos ocorre em uma continuidade de eventos. Conforme Kotler (2000), em um extremo, encontramos produtos altamente padronizados que permitem pouca variação: frango, aço, aspirina, no entanto, mesmo aqui é possível uma variação. As principais diferenciações de produto são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com