TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acto Colonial

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

O Acto Colonial

Os seus principais percussores foram: Bacelar Bebiano, que era responsável pela formação de uma comissão para uniformizar todos os dados estatísticos com interesse para o conhecimento das possessões do além-mar. Fazia parte dessa comissão DrºAvelino Jesus, na qualidade de economista e outras entidades de prestígio político ou social.

O Drº Oliveira Salazar o então titular das finanças coloniais aplicou a regra da autonomia financeira e das centralizações administrativas das colónias que era um projecto da nova constituição política da República que substituiu o título quinto da constituição em detrimento de novas realidades que houve poucas transformações operadas no relacionamento das grandes potências com os espaços coloniais em 1911. Quis adoptar o poder de um mecanismo eficaz de actuação nas relações da metrópole com as possessões ultramarinas.

A Publicação do acto colonial impunha-se no momento em que estava prestes a ser lançado o crédito de fomento ultramarino para solucionar o problema das dívidas a colónia metrópole.

O Banco Fomento Colonial

Em 1930 outro diploma é assinado pelo interino das colónias Dr.Oliveira Salazar. O Banco de Fomento Colonial destinava ajudar empresas coloniais que não dispunham de fundos para activar a sua capacidade económica. Tendo a sede bem Lisboa e possuindo um capital de 100 000 000$. O capital inicial era subscrito pelas seguintes entidades (capítulo II, artigo 6º):

  • Tesouro Nacional: 67 000 000$.
  • As colónias de Angola e Moçambique: 7 500 000$.
  • Caixa Nacional de Crédito 10 000 000$.
  • Banco de Angola: 3 000 000$.
  • Banco Nacional Ultramarino: 5 000 000$.

Em Angola pela exoneração do EngºCunha presidente do Banco em Angola tiveram efeitos negativos nos sectores produtivos das colónias.

Para atenuar as dificuldades de crédito que ali se faziam sentir criou-se o decreto Nº18571, de 8 de Julho.

Esta crise, quase afundou o Banco de Fomento Colonial que preocupava muito o Ministro das finanças Oliveira Salazar que mostrava urgência de um organismo que pudesse acudir ou socorrer as muitas empresas diante desta compreensão aflitiva, que é a caixa nacional de crédito, que consistia em realizar as operações com as empresas coloniais.

As Operações deviam sofrer adiantamento ou atraso a fim de compensar ainda as empresas ou os particulares, que sofreram os efeitos do mal ano agrícola e aguardavam as novas colheitas para conseguir superar os desaires sofridos.

Banco Nacional Ultramarino

O Banco Nacional Ultramarino desempenhara, um papel activo no desenvolvimento das colónias, não apenas como Banco emissor como responsável por fundar empresas de exploração agrícolas, industrial e mercantil.

O caso do Banco de Angola

Os primeiros diplomas oficiais com referência ao Banco de Angola após o triunfo de 28 de Maio, foram as portarias de 29 de Junho, com assinatura do comandante Gama Ochoa, ministro das colónias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com