TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artesanato no Brasil

Por:   •  14/10/2019  •  Abstract  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

O Artesanato no Brasil

        Presente muito antes de Pedro Álvares Cabral chegar às terras brasileiras, o artesanato já fazia parte do cotidiano do povo indígena. Os objetos, os vestuários, as pinturas nos corpos e enfeites por eles produzidos representavam (e ainda representam, nos dias atuais) valores simbólicos e religiosos, interligados não apenas às suas funcionalidades diárias, como também às suas crenças e ao trabalho doméstico. Com cada tribo possuindo seu estilo e forma próprios de representar sua arte. Podemos então dizer que desde seus primeiros grupos de habitantes, o Brasil já era representado diversas cores e formas.

Hoje conhecido como o país de várias cores e belezas naturais, a verdade é que desde a época da colonização o Brasil encanta pessoas de diversas partes do mundo. E uma das coisas que a muitos encanta é o artesanato brasileiro.  Fonte de renda de muitas famílias, desde o período da colonização, no qual várias pessoas vieram de Portugal, assim como de outros países da Europa e da Àfrica (alguns, em busca de uma vida melhor ou com suas famílias e outros como escravos).

Como já estudamos nas páginas anteriores, o artesanato apresenta-se de diversas formas nas diversas fases da sociedade, sempre acompanhando as transformações e necessidades dos seres humanos. A partir colonização, em muito se transformou o artesanato em nosso país, que foi povoado por pessoas de diferentes partes do mundo e com isso, o país foi adquirindo cada vez mais hábitos e costumes cada vez mais mesclados. A verdade é que ao observarmos as regiões de nosso país, percebemos que Brasil atual tem como herança a cultura da diversidade. Mas e como fica o artesanato neste contexto?

O artesanato brasileiro é, na verdade, conhecido não apenas em seus territórios nacionais, mas em várias partes do mundo, pela sua diversidade e seu caráter folclórico. Fonte de renda de muitas famílias brasileiras e também de muitos estrangeiros que vem para o Brasil, em busca de produzir e vender suas mercadorias (como roupas e bijuterias, por exemplo), o Brasil atrai muitos turistas de outros países e também brasileiros, que buscam conhecer os artesanatos de outras regiões do país. Afinal, nosso país possui um dos artesanatos mais ricos do mundo.

O artesanato indígena, além de continuar com suas características próprias, atrai pessoas à muitas aldeias (no caso daquelas que aceitam contato com o “homem branco”), em busca de aprender um pouco mais sobre seus costumes e histórias e também em busca de sua arte (como em enfeites, cestos, bijuterias e panelas) em geral, fabricada de forma totalmente natural. Nas proximidades dos Rios Amazonas e Solimões, algumas tribos atraem muitos turistas em busca de seus objetos trançados (como cestas e redes, por exemplo).

        Além dos índios, nosso território também possui diversas famílias e mesmo comunidades que vivem de seu artesanato. São considerados/as artesão/ãs: ceramistas, rendeiros, tecelões, pintores, escultores, talhadores e pessoas que criam (a partir das próprias mãos) bijuterias, instrumentos musicais e objetos para o dia-a-dia.

Nos estados do Pará, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Paulo e Espírito Santo, por exemplo, a cerâmica e o barro são os tipos de artesanato que mais se destacam, na forma de panelas, vasos, e bonecos. Nas regiões Norte, Nordeste e Sul a renda (seja em forma de toalhas, roupa, redes, ou de outros artigos) é uma importante fonte de proventos para muitas famílias que a produzem e também para comerciantes locais. A madeira entalhada encontra- se presente na maior parte de nosso país, em forma de objetos de decoração, placas, móveis, dentre outras formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com