TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Berço de Avaré

Por:   •  28/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

O Berço de Avaré

Ana Paula1; Stefany Leme2; Wellington3

Patricia (colocar o nome da tutora)

Introdução

Principal templo da Estancia Turística de Avaré, o Santuário de Nossa Senhora das Dores fica exatamente no lugar onde Avaré foi fundada. A historia registra que a 15 de maio de 1862, os fundadores Vitoriano de Souza Rocha e Domiciano Jose de Santana, doaram glebas de terras ás margens do ribeirão Lageado, para formar o patrimônio da capela votiva erguida em louvor a Nossa Senhora das Dores.

Ao redor da pequena igreja, o povoado nasceu e foi inicialmente chamado de “Capela do Major’’ depois Vila do Rio Novo.

Mais tarde, a 7 de abril de 1870, o Bispado de São Paulo criou a Paroquia de Nossa Senhora das Dores do Rio Novo. Entre 1881 e 1896, deu-se a construção da primeira Igreja Matriz que ficava onde esta hoje o pátio do atual Santuário. Contudo, foi demolida no inicio da década de 1930. A construção da igreja atual, em estilo neogótico, ocorreu entre 1945 pelas mãos do pedreiro italiano Pedro de La Santina.

A centenária imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, é venerada no altar-mor e esta entre as peças sacras de grande valor histórico.  O acervo da igreja ainda reúne outras imagens e estatuetas que atraem a devoção dos fieis e a admiração dos turistas, pelo seu requinte e beleza, como as que compõem os altares do Calvário e do Rosário.

Durante o Ano Santo de 2000, a majestosa Igreja Matriz recebeu do Arcebispo Metropolitano de Botucatu o titulo de Santuário Arquidiocesano.

Desenvolvimento

Nos anos de 1913, 1917 e 1921, o templo teve o privilegio de ser visitado por Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Desde 9 de julho de 2006, o Santuário guarda, em um pequeno relicário depositado sob a imagem de Santa Paulina, um fragmento dos ossos dessa nossa intercessora junto de Deus, para a veneração dos fieis.


[pic 1]

A ornamentação interna é obra do esloveno Francisco Paulovic, autor dos painéis e dos afrescos que retratam cenas bíblicas, e foi custeada por famílias avareenses. Todo o interior da igreja é em estilo Barroco, a porta principal de madeira maciça é obra do marceneiro Luiz Pugliese e tem entalhados o cálice e a hóstia consagrada. A imagem de Nossa Senhora Aparecida que fica logo na entrada da igreja é original de madeira doada pelo Padre Vitor Coelho de Almeida em 1932. O altar da padroeira, todo em mármore é o

Os vitrais que ornamentam as paredes laterais foram confeccionados na Casa Conrado, na capital paulista. Em 1928, um incêndio criminoso danificou a imagem da padroeira, que só retornou ao seu altar em 1937, graças a D. Guilermina Lutti, que custeou sua restauração.

[pic 2][pic 3][pic 4]

Os 5 sinos do campanário foram batizados com as seguintes invocações: N. S. das Dores; Sagrado Coração de Jesus; S. Nicolau de Flue; S. Jose e S. Joao Batista.

Conclusão

A Igreja Matriz é um belo marco para a nossa comunidade. Com suas artes, o bom e belo da nossa cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (526.4 Kb)   docx (430.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com