TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVARÉ: UMA HISTÓRIA DE FÉ A SER CONTADA

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.449 Palavras (14 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL [pic 1]

UNINTER

GABRIELA MARTINS AFONSO, RU: 1239896, HISTÓRIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

AVARÉ: UMA HISTÓRIA DE FÉ A SER CONTADA

AVARÉ-SP

2018

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

AVARÉ: UMA HISTÓRIA DE FÉ A SER CONTADA

Trabalho final, apresentado ao Centro Universitário Internacional Uninter, como parte das exigências para a conclusão do curso de graduação em História.

Avaré, 15 de fevereiro de 2018.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof.

________________________________________

Prof.

________________________________________

Prof.

Dedico este trabalho a meu esposo, que tanto me acompanhou nos momentos de dificuldade, na busca do conhecimento e desenvolvimento da história e de nossa história, para contribuir a cada dia com o saber.

RESUMO

O objetivo deste trabalho é retratar a historia da fundação da cidade de Avaré, antiga Vila do Rio Novo, analisar a questão da fé e suas implicações no contexto da formação da cidade, levando em conta a realidade da criação da cidade com a sua economia e a sua inserção na historia nacional, será posto em destaque a sua religiosidade e a contribuição da mesma para a formação do povoado. O trabalho visa contribuir para o conhecimento da história regional da cidade e arredores, para que muitos venham a saber da sua realidade, e das suas influências politicas-religiosas que foram responsáveis pela fundação da cidade. Visando um maior conhecimento sobre a questão, foram analisadas dentre as fontes de pesquisa, muito  a respeito da análise do contexto nacional, pois tem tudo a ver com a fundação e o desenvolvimento da cidade e região. Sabendo da importância em aperfeiçoar o conhecimento histórico e as mudanças ocorridas no país e na população até os dias atuais, visando a contribuir para a historiografia e para o conhecimento da história regional.

Palavras-chave: Religiosidade, Fundação, Política e Povoamento.

        SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO....................................................................................................6

2 – A VILA DO RIO NOVO..................................................................................7

3 – OBJETIVOS..................................................................................................6

4 – METODOLOGIA DA PESQUISA..................................................................7

REFERÊNCIAS...................................................................................................8


  1. – INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi realizada com o intuito de investigar o que os homens sentiram, pensaram e realizaram enquanto seres modificantes do espaço em se dispuseram a desbravar: a cidade de Avaré. 

O presente trabalho de conclusão de curso destaca-se por sua relevância para a história local da região de Avaré , além de proporcionar uma fonte de pesquisas históricas para as futuras gerações e os futuros pesquisadores de historia regional. O trabalho tem o objetivo de retratar a formação do povoado no decorrer do período histórico, entre o final do século XIX e até meados do século XX.

De maneira fundamentada, nos trouxe o clima de forte religiosidade que norteou os futuros fundadores a se instalarem em uma terra desconhecida logo após a construção de uma pequena capela construída, pelos mesmos, em louvor a uma graça alcançada.

Revelou que muita de nossa história foi permeada por um misto de religiosidade e política, que a partir deste modesto trabalho, visa inflamar a mente aguçada de outros estudantes e impulsionar outros trabalhos sobre a presença marcante da fé em seus moradores e a  peculiaridade dessa  cidade.

O trabalho foi dividido em dois capítulos, onde o primeiro capitulo trata sobre a historia nacional e o contexto da historia regional, tem como objetivo, mostrar as mudanças ocorridas no país e o contexto em que a vila iniciou o seu povoamento.

O segundo capitulo nos revela a formação do povoado da Vila do Rio Novo, até a sua elevação a Cidade de Avaré, falando sobre a sua importância e a importância da historia do seu povo para o desenvolvimento do mesmo trazendo a tona varias duvidas pertinentes a historia.

O objetivo principal desse trabalho foi o de buscar respostas para  questões que rodeiam a população no decorrer do tempo, buscando informações para levarem ao conhecimento sobre o povoado.

Destaca-se a importância da Matriz Nossa Senhora das Dores, que primeiramente foi conhecida como Capela do Major, para a formação do povoado, posto que a mesma foi fundamental para a formação da Vila.

Foi observado que há uma grande importância em se estudar a historia local, pois ela é uma parte imprescindível de toda a história nacional e mundial, podemos identificar que há uma ligação intrínseca entre elas, onde uma não existe sem a outra. A história local é de grande importância para se formar uma identidade das pessoas, ao qual ali moram, para que tenham o entendimento de onde vieram e para onde irão.

        Avaré apesar de pequena tem muitos acontecimentos históricos inseridos na sua formação, que são objetivo de explicação desse trabalho, como a questão religiosa, a presença da participação coronelística no povoado,

a represa, a produção de algodão que proporcionou desenvolvimento e crescimento da população, trazendo assim uma gama de informações para se obter um melhor trabalho para a historiografia local.

Foram várias as formas de desenvolver o trabalho da historiografia Avareense, como o estudo de textos, trabalhos e documentos, levando em conta que a história nunca é exata, mas sempre está a procura de respostas concretas para a sua afirmação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com