TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS NA PRÁTICA DE LAZER EM FUNÇÃO DE GÊNERO O CASO DO IFSP AVARÉ

Por:   •  22/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

DIFERENÇAS NA PRÁTICA DO LAZER EM FUNÇÃO DO GÊNERO: O CASO DOS ALUNOS DE LAZER DO IFSP (CAMPUS AVARÉ)

Área de conhecimento (Tabela CNPq): 6.13.00.00-4 Turismo

Apresentado no

9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP

11 a 13 de dezembro de 2018 - Boituva-SP, Brasil

RESUMO: Esse artigo tem como objetivo avaliar à relação entre dois gêneros, masculino e feminino, e a prática do lazer dos discentes do Curso de Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do IFSP “Campus Avaré-SP” no ano de 2018. Portanto, foram aplicados questionários com 83 alunos. Os resultados da pesquisa demonstraram que as mulheres possuem menos tempo para executar atividades de lazer e também dedicam mais horas diárias para atividades domésticas, se comparadas aos homens deste curso; sendo assim, os homens majoritariamente não executam atividades domésticas, resultado esse que causa inquietação em relação às diferenças no momento de praticar o lazer por homens e mulheres, visto que o lazer é um direito fundamental do indivíduo e está postulado na Constituição Federal de 1988. Outro aspecto analisado, nessa pesquisa, revela que pessoas do gênero feminino realizam suas atividades de lazer predominantemente em espaços domésticos, enquanto o gênero masculino o faz em espaços externos, como ruas, academias, praças e etc. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e estudo empírico, com aplicação de questionário semiestruturado.

PALAVRAS-CHAVE: Tempo de lazer; lazer e o gênero; Avaré.

TÍTULO EM INGLÊS (Times New Roman, 11, Negrito, Centralizado)

ABSTRACT: This article aims to evaluate the relationship between two genders, male and female, and the leisure practice of the students of the Integrated Leisure Technician Course at the IFSP "Campus Avaré-SP". Therefore, questionnaires with 83 students were applied. The research results showed that women have less time to perform leisure activities and also devote more daily hours to domestic activities compared to men; thus, men do not mainly perform domestic activities, a result that causes concern about the differences in leisure time for men and women, since leisure is a fundamental right of the individual and is postulated in the Federal Constitution of 1988. Another aspect analyzed, in this research, reveals that women perform their leisure activities predominantly in domestic spaces, while the male gender does it in outdoor spaces, such as streets, academies, squares and so on. The methodology used was a bibliographical review and empirical study, with application of a semi-structured questionnaire.

KEYWORDS: Leisure time; leisure and gender; Avaré

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988 positiva o lazer como direito fundamental dos indivíduos e, por sua vez, como direito de homens e mulheres. No entanto, estudos sobre a evolução do tempo de lazer de homens e mulheres apontam diferenças entre esses gêneros, visto que os homens têm mais tempo de lazer que as mulheres, ainda que haja uma tendência de convergência do tempo gasto em lazer (BARBOSA, 2018). Pinheiros e Medeiros (2013) ao estudarem a desigualdade de gênero no Brasil

concluíram que ainda é incipiente essa temática visto que estudos pioneiros no país aconteceram nos anos de 1969 e 2001. De acordo com esses pesquisadores (2013 p.160) a partir de 2001 o “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incorporou uma pergunta relacionada ao tempo médio dedicado semanalmente à realização dos afazeres domésticos na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios -Pnad” e que desde então é possível monitorar esses dados no cenário nacional.

Nesse sentido, o presente trabalho visa contribuir com a formulação de dados relativos às diferenças entre dois gêneros, masculino e feminino, na prática do lazer. Ambos são discentes do Curso de Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do IFSP “Campus Avaré-SP”. Acredita-se que esses dados do cenário nacional também sejam evidenciados no contexto da pesquisa.

MATERIAL E MÉTODOS

O projeto é uma das pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do Grupo de Estudos de Hospitalidade e Lazer (GEHLA), do IFSP Campus Avaré. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, seguida de estudo empírico. A revisão da literatura existente permitiu a contextualização sobre as discussões de gênero e lazer no Brasil e no exterior, bem como na elaboração de um questionário semi-estruturado, contendo 27 perguntas, que foi aplicado com 83 estudantes, sendo 73 alunas e 10 alunos, do curso de lazer do IFSP Campus Avaré, no segundo semestre de 2018.

Para a realização desta pesquisa foram usados recursos básicos, como computador, impressora e sulfite A4. O levantamento e análise dos dados foram desenvolvidos com utilização de softwares gratuitos, como Word e Excel. Importante pontuar que os dados foram tratados de forma descritiva. Os resultados desse trabalho contribuem com políticas públicas e oferecem subsídios para que outros projetos relacionados ao tema possam ser desenvolvidos no IFSP, Campus Avaré.

Os resultados parciais estão sendo divulgados à comunidade científica na forma de artigos com apresentação em congressos e/ou periódicos.

Vale ressaltar que o projeto não conta com nenhum financiamento, mas está cadastrado no Programa Institucional Voluntário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com