TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PROSTA DE ESTÁGIO NA EMPRESA “INRODA INDÚSTRIA DE ROÇADEIRAS DESBRAVADOR AVARÉ”, VISANDO A OBTENÇÃO DA EXPERIÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA RELACIONADA AO CURSO DE CIÊNCIA CONTÁBEIS

Por:   •  1/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA - UniFSP

Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MONIQUE CRISTINE DE JESUS CARVALHO

PROSTA DE ESTÁGIO NA EMPRESA “INRODA INDÚSTRIA DE ROÇADEIRAS DESBRAVADOR AVARÉ”, VISANDO A OBTENÇÃO DA EXPERIÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA RELACIONADA AO CURSO DE CIÊNCIA CONTÁBEIS

AVARÉ – SP

2020

MONIQUE CRISTINE DE JESUS CARVALHO

PROSTA DE ESTÁGIO NA EMPRESA “INRODA INDÚSTRIA DE ROÇADEIRAS DESBRAVADOR AVARÉ”, VISANDO A OBTENÇÃO DA EXPERIÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA RELACIONADA AO CURSO DE CIÊNCIA CONTÁBEIS

Relatório do Estágio Supervisionado, apresentado ao Centro Universitário Sudoeste Paulista, como parte integrante do Curso de Ciências Contábeis.

Prof. Orientador: Sr. Danilo Aparecido da Silva

AVARÉ – SP

2020

SUMÁRIO

  1. – INTRODUÇÃO        4
  1. 1.1– OBJETIVO        4
  2. 1.2– HISTÓRIA DO SETOR CONTÁBIL DA EMPRESA        4
  3. 1.3 – HISTÓRIA DA EMPRESA        5
  1. – DESENVOLVIMENTO        6
  1. 2.1– ESTÁGIO SETOR FATURAMENTO        6
  2. 2.2– ESTÁGIO SETOR FISCAL TRIBUTÁRIO        7
  3. 2.3– ESTÁGIO SETOR CONTÁBIL        8
  4. 2.4– DIFICULDADES ENCONTRADAS        8
  1. - CONCLUSÃO        9

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

  1. INTRODUÇÃO

        O estágio é a etapa essencial para formação do aluno, no qual colocamos em pratica as matérias abordadas no decorrer dos quatro anos de ensino da faculdade, vendo todas a etapas dos processos no setor contábil, para adquirir um conhecimento maior além da teoria. O estágio executado neste setor foi produtivo para o aprendizado, devido toda parte contábil ser realizada dentro da fábrica, onde é contabilizado desde das compras das matérias primas para fabricação até a finalização da maquinas.

  1. OBJETIVO

Objetivo é colocar em pratica as matérias aprendidas no decorrer da faculdade e adquirir conhecimento, o estágio realizado na empresa, inicialmente foi traçado em focar nas áreas Contabilidade Fiscal, Tributária e Prática Contábil.

  1. HISTÓRIA DO SETOR CONTÁBIL DA EMPRESA

O setor contábil da empresa foi iniciado junto com a fundação da empresa em 1960, onde os registros eram feitos manualmente, em livros caixas, kardex de movimentação de estoque, livros de escrituração fiscal (gelatina).

Após as escriturações manuais, começaram a escrituração mecânica, os clientes eram feitos em fichas, para os cálculos eram usadas as calculadoras facit mecânica, e após olivetti elétrica.

Na época era um contador, um auxiliar e o diretor da empresa que era técnico em contabilidade, trabalharam 25 anos nesse formato. Em 1995 foi adquirido o primeiro computador que era mono usuário não tinha rede, trabalhando com o sistema metadados programa em disquete, onde rodava o imobilizado para fazer os lançamentos contábeis para montagem do livro movimentação diária e fiscal. Desde 2002 estamos trabalhando com sistema Cigam, onde são feitos todos os lançamentos conciliações em rede.

O setor contábil sempre foi bem organizado, nunca houve dificuldades, feito dentro empresa e nunca terceirizado, contando hoje quatro contadores, o mais antigo está á16 anos na empresa.

  1. HISTÓRIA DA EMPRESA

A empresa “INRODA Indústria de Roçadeiras Desbravador Avaré LTDA” atua no mercado de implementos agrícolas há 60 anos, surgiu em Avaré, interior de São Paulo, na Rua Rio de Janeiro, na década de 1960. Na pequena “oficina do João Torneiro”, onde foi fabricado o equipamento que revolucionária a prática de limpeza de lavouras e pastagens no Brasil: a Roçadeira de Arrasto Avaré. Entre serviços de tornearia, João Sampaio trabalhava recuperando peças de caminhões, automóveis, tratores e máquinas agrícolas.

Com o aumento de produção em série e a missão de atender a incessantes encomendas dos produtos, a empresa adquiriu novas instalações, maiores e mais adequadas, mudando-se para lá no início de 1971, na Rua Piauí, 810.

A Inroda iniciou um programa de desenvolvimento constante, implantando novas tecnologias, somando experiências e investindo na capacitação de seus funcionários.

Com o trabalho sendo desenvolvidos, novos implementos para preparo de solo foram lançados como roçadeiras hidráulicas, escarificador, perfurador de solo, guincho, distribuidor de calcário, plainas traseiras de arrasto, grade aradora e niveladora.

         Com o aumento de vendas no setor agropecuário sentiu a necessidade em de um espaço maior para fabricação dos equipamentos, em 2020 mudou para nova sede na rodovia João Melão SP 255, com espaço mais amplo aumentando a capacidade de produção, atualmente conta com 172 funcionários.

A INRODA sempre está em busca pela qualidade de seus produtos e com a satisfação total de seus clientes e ser referência no setor de máquinas agricolas no mercado nacional e internacional. Hoje atuando com vendas em 19 países.

  1.  DESENVOLVIMENTO

        As atividades executadas no período do estágio foram focadas nas áreas de: Contabilidade, Faturamento, Fiscal e Tributário.

  1.  ESTÁGIO SETOR FATURAMENTO

Na área de faturamento realizei a conferência de pedidos, solicitando pagamentos e transportadora para emissões de notas fiscais de saída, realizei remessa de mercadoria para demonstração e consignação. Após emissão das notas fiscais, era realizado contabilização para gerar informações para contabilidade, realizando conferência prévia dos movimentos. Foi gerado guias para recolhimento de ICMS-ST, emissão de romaneio de entrega de manifesto eletrônico de documentos fiscais e arquivo de notas fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com