TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil Contemporâneo

Por:   •  4/8/2021  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

Uemasul

Brasil contemporâneo II

Edimilson Bezerra

Izadora Ribeiro  

O dinheiro

       O autor Ladislau Dowbor em sua obra, os estranhos caminhos do dinheiro, ressalta a importância do dinheiro na sociedade como um todo, seja no meio político, econômico, cultural, o que torna especial é a possibilidade que tem em  “adquirir”, então o valor do dinheiro não é está em sim, mas no que possa ser feito através dele. E hoje, principalmente através do liberalismo temos um aumento exacerbado do consumismo, fixando a ideia de que uma indivíduo sem dinheiro fica sempre a margem da sociedade.

     De início, o autor faz uma crítica relacionada a uma ideia que praticamente qualquer pessoa já pensou, “ por que um país não pode melhorar a sua economia e a de seus cidadãos através da emissão desenfreada de moedas?”, a resposta é o fato de que essa emissão causaria uma inflação altíssima. Sendo assim, um país não pode utilizar-se dessa prática em função da sua economia.

  Ao discutir sobre como se dá o funcionamento da remuneração econômica entre indivíduos , Dowbor aponta que um país distribui a remuneração maior em atividades que  requer esforço ou que trazem retorno ao país, isto é auxilia na riqueza do país . Nessa questão, no entanto surge diversos questionamentos a cerca do grau de importância e valorização  de cada profissão num contexto em que o professor é tão mal remunerado.

    Segundo Dowbor, é necessário analisar dois elementos na geração de riqueza do país, os gastos de transação favorece ou desfavorece os dois envolvidos no acordo, enquanto os gastos produtivos envolve todo o coletivo e o país pode ser favorecido ou desfavorecido. Como exemplo, respectivamente a compra de uma casa mais barata não agrega na riqueza de um país, e no outro caso a construção de um apartamento soma como um todo na sociedade e na moradia de outros indivíduos.

     O retrato da riqueza de um país pode ser demonstrado não somente por meio do dinheiro, de acordo com Dowbor, países desenvolvidos economicamente, principalmente europeus possuem uma riqueza social acumulada, ricos de infraestrutura, saúde, educação, e entre outros. Essa observação demonstra através de fatos e bom senso como os serviços públicos tem atuação na economia de um país, enquanto que apenas consumos como automóvel, roupas, itens pessoas como um todo tem a necessidade da privatização.

Referências: DOWBOR, Ladislau. Os estranhos caminhos do nosso dinheiro. Coleção o que saber – São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013. 

   

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com