TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste presente trabalho da cadeira de Introdução a Contabilidade, que tem como tema Capitalismo, abordar-se-á acerca de o conceito do capitalismo e sua origem, neste contexto diz-se que o sistema capitalistas surgiu na Europa Ocidental em meados do século XV, centrado no feudalismo que imperava durante na idade média. Com este novo modelo, emergia a burguesia, produção de capital, a desigualdade social e entre outras características que começaram a marcar o capitalismo. Sobre as características do capitalismo. Importa referir que vai-se debruçar as características do capitalismo patentes no trabalho, que são o epicentro indispensável para a classificação do capitalismo como um todo.

No que tange revolução capitalista e suas fases, centrasse-a na transformação fundamental da história humana depois do surgimento da agricultura e da passagem das sociedades nómadas para as sedentárias e a formação das primeiras civilizações ou impérios, que esgotam nas três fases do capitalismo, nomeadamente: primeira a fase capitalismo comercial, segunda fase capitalismo industrial. e a terceira fase financeiro ou Monopolista.

Objectivos do trabalho:

Objectivo geral:

  • Conhecer o capitalismo na sua totalidade.

Objectivos específicos:

  • Conhecer o conceito do capitalismo e sua origem
  • Dar a conhecer as características do capitalismo
  • A revolução capitalista e suas fases.

Conceito e origem do capitalismo

Capitalismo e um sistema socioeconómico predominante no mundo contemporâneo o seu principal objectivo e obter lucros e o acumulação de riquezas.

O sistema capitalistas surgiu na Europa Ocidental em meados do século XV, substituindo feudalismo que imperava durante na idade media. Com este novo modelo, emergia a burguesia, produção de capital, a desigualdade social e entre outras características que começaram a marcar o capitalismo, tais como

  1. Obtenção de lucros e acumulação de riquezas

Este e o principal objectivo do capitalismo: obter riquezas. O lucro e proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho colectivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado (trabalhadores).

Para que o lucro seja sempre positivo, os donos dos meios de produção (capitalistas) adoptam medidas de contenção de custos, como fornecedoras de matérias  primas mais baratas.

  1. Trabalhadores são assalariados

O trabalho assalariado e outra das principais características deste sistema sócio económico. Os trabalhadores (proletariado) têm direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua forca de trabalho.

O salário começou a se tornar mais comum durante o período conhecido por capitalismo industrial (a partir dos meados do século XVIII). Ate então, a servidão e costumes praticados durante a idade média (feudalismo).

O sistema capitalismo contemporâneo, os proletários representam a grande maioria, e de+pende dos salários pagos fixamente pelos capitalistas (donos das propriedades privadas).

  1. Predominância da propriedade privada

No sistema capitalista, os sistemas produtivos pertencem a uma pessoa ou um grupo, de maneira geral. Estes são bens particulares ou área de utilização individual.

Existem também dentro do sistema capitalista as chamadas empresas estatais, que em tese são de administração de estado. Mais, de vido as intensas crises económicas, muitas delas acabam por ser privatizadas, ou seja, vendidas para empresas privadas.

  1. Estado intervêm pouco no mercado (economia de mercado)

Esta e a livre iniciativa de regulamentar o mercado capitalista, com pouca ou sem intervenção do estado. Este processo e realizado através da chamada lei de oferta n procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a oferta e procura pelos consumidores e a quantidade desta em oferta.

Para obter um melhor lucro, as empresas precisão oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis.

  1. Divisão entre classes sócias

Considerada a característica mais polémica do sistina capitalista, a divisão de classes sociais determina dentro do processo do trabalho colectivo, o lado que detêm o poder e o lucro e o lado que detêm trabalho para a produção de lucro.

De um lado esta a minoria denominada capitalista, representada pelos donos de meios de produção e de capitais e de outro lado a mioria chamada de proletários, pessoas que vendem a sua forca de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer.

Este e o ponto principal da divisão de classes, pois nem sempre o capitalista oferece uma remuneração adequada e suficiente para atender todas as necesidades básicas dos trabalhadores.

  1. Crescimento da desigualidade social

Por fim, a desigualidade entre as classses sócias pode se tornar absal, fazendo o que hajam grupos detentores de muita riqueza, em quanto outros vivendo em extrema pobreza.

A desigualdade social e um dos frutos mas problemático do capitalismo. Disparidede costuma estar associda ao desenvolvimento na economia do pais, ou seja, quando este não e capaz de garantir condições básica para a garantia de um padrão de vida de qualidade para todos.

A revolução capitalista e suas fases

E a transformação fundamental da história humana depois do surgimento da agricultura e da passagem das sociedades nómadas para as sedentárias e a formação das primeiras civilizações ou impérios. No plano económico, a revolução capitalista deu origem ao capital e às demais instituições económicas fundamentais do sistema – o mercado, o trabalho assalariado, os lucros, e o desenvolvimento económico. No plano científico e tecnológico, é o tempo da transformação de uma sociedade agrícola letrada em uma sociedade industrial. No plano social, é o momento de duas novas classes sociais: a burguesia e a classe trabalhadora. No plano político, a revolução capitalista deu origem às nações e ao Estado moderno, e, somando a esses dois fenómenos um território, ao Estado-nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com