TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitulo Sobre a População Asteca

Por:   •  15/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.141 Palavras (13 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 13

Capitulo IV

Sociedade asteca

Os astecas formaram uma das mais importantes civilizações que habitaram a América pré-colombiana.

[pic 1]

Figura tenochtitlán foto atual[pic 2][pic 3][pic 4]

IMPÉRIO ASTECA

[pic 5]Os Astecas viveram isolados das demais civilizações pré-clássica que habitavam as áreas que compunham a região do atual México. Habitavam as regiões das montanhas e pântanos sobrevivendo da caça e faziam suas moradas nas cavernas e cabanas, resistiam as baixas temperaturas graças aos couros que coletavam dos animais capturados para comida. Dessa forma podemos percebe-los ainda como nômades, estes que, circulavam próximo as civilizações que já faziam parte do território que os próprios astecas conquistariam tempo depois. Sua existência foi por um milênio desconhecida por parte das civilizações vizinhas as áreas que circulavam: o planalto Central.

O significado do nome Asteca (Azteca) segundo crônica de nativos quer dizer o mesmo que Chichimecas, equivalente a “Bárbaros”. Os “bárbaros azteca”. Acredita-se que o emprego do termo bárbaro diz respeito sobre sua maneira de sobreviver e também aos conflitos estratégicos traçados contra as outras civilizações do México central com intenção de alcançar uma hegemonia no poder, fator este que contribui para uma relação interna conflituosa que facilitou a desintegração do império e a vitória dos espanhóis no período da conquista.

Os Astecas, assim como os Incas e os Maias, foram uma civilização bem-sucedida tecnologicamente que conseguiu reverter as condições precárias do meio que se ergueu. Desenvolveram métodos de irrigação sofisticados, assim como sua arquitetura.

Os Toltecas tiveram influência significativa na forma de organização social, político e militar do império asteca. Contribuindo principalmente com os cultos religiosos dos astros e com as guarnições do poder militar que perdurou até a formação do atual México. Também deixaram traços comuns de seu povo os Olmecas, com os seus túmulos.

Após o declínio do poder dos Toltecas, várias outras civilizações começaram a organizar caminhadas rumo ao sul para se apropriarem da área abandonada. Seguindo os conflitos é formada a Tríplice Aliança, composta pelos vencedores da cidade Tenochtitlán, Texcoco e Tlacopan. O poder militar ficou centrado nos astecas o que facilitou a predominância do seu povo.

O império asteca alcançou um grande poder sobre as civilizações que habitavam no seu espaço, atribuindo impostos, conseguiam recolher recursos para os mantimentos do imperador. A imagem do imperador representa o topo da pirâmide hierárquica de poder do império que se divide entre os sacerdotes, dignitários, artesão e os negociantes.

A chegada dos espanhóis representa um choque cultural desigual que oprime e nega a forma peculiar de um povo que conseguiu manipular o seu meio e utiliza-lo ao seu favor produzindo um rica e sofisticada cultura material e imaterial. O fim do império asteca acontece com a chegada de Cortez e a derrota do então imperador, Montezuma.

A VIDA NO IMPÉRIO

        A população asteca também denominada de mexica possui algumas características sociais de grande destaque para o cenário de época. E de maneira inicial será buscado se entender a maneira como essa civilização conseguia se transformar mesmo diante de grandes adversidades, e isso tudo regido a partir dos padrões impostos pelos imperadores que terão grandes destaque não só político e militar, mas também como uma figura religiosa de grande expressão.

        Uma sociedade baseada em um sistema hierarquizado é o que busca ser repassado nesse momento. Dentro de um sistema social com divisões como e tão comum vem logo a mente a idéia de privilégios adquiridos pelas classes superiores. Entretanto a civilização asteca dispõe de uma característica bem peculiar, já que essa alta classe social também era julgada da mesma maneira que os de uma classe inferior, nos demonstrado uma das principais características desse povo que era um grande sentido de coletividade. Onde era entendido que o bem comum coletivo deveria estar sempre acima de qualquer privilégio individual.

        Diante dessa base sólida e sistemática de leis e ordem fica nítido que cada cidadão dentro dessa sociedade possuía uma função especifica e respeitava o que lhes eram impostos sem contestação como se seu destino fosse traçado no momento do nascimento, já que se trata de uma sociedade dotada de uma estrutura organizacional muito bem estabelecida que os possibilitassem se desenvolver mesmo que em um ambiente desfavorável.

        A partir da representação da capital asteca, fica evidente que uma sociedade para alcançar uma construção tão bem esquematizada só poderia ser possível com uma estrutura bem definida, e isso agregado a uma organização social em harmonia. Portanto para melhor entender essa civilização e de grande valia primeiramente perceber essas estruturas que estabilizam e fazem com que essa população se desenvolva e acabe ate recebendo elogios dos invasores europeus que destacam essa cidade como sendo digna de ser vista na Europa.

        Haja vista que nesse território se desenvolve uma sociedade extremamente organizada politicamente e militarmente além do contexto social já debatido anteriormente, que acaba explicando todo esse desenvolvimento tão destacado nessa civilização, é de extrema importância se notar alguns aspectos culturais que acaba por transparecer as especificidades desse povo.

        Os conhecimentos culturais dessa população são verdadeiras dádivas e surpreendentes, tendo em vista que os próprios já tinham grande domínio da matemática e arquitetura, dentre outras questões, que são traços marcantes presente nesse povo e demonstram que para a época era uma sociedade além do seu tempo, já que muitas obras ainda hoje intrigam os pesquisadores, pois tem grandes traços e agregado a isso um grande grau de dificuldade para ser constituído nesse período.

        A cultura asteca assim como a inca e maia acabam por demonstrar que populações mesmo com grandes dificuldades podem alcançar feitos grandiosos, e evidenciam que a sociedade americana também possui grande expressão no cenário histórico que de fato muitas das vezes não e mostrado nessa perspectiva e sim a partir de um olhar eurocêntrico julgador que acaba em grande parte por mascarar o que de fato ocorreu nesse território, que foi um verdadeiro genocídio praticado contra a população nativa e um grande silenciamento da cultura desses ameríndios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (836 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com