TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Decadência e a Decadência do Conceito de Goiás

Por:   •  17/11/2021  •  Dissertação  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Formulário para Atividade Online – AO 04

Nome da Disciplina:

História Regional

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Quênia Cristiane Oliveira Ribeiro

Polo:

Piranhas Núcleo: Caiapônia

Tutor:

Ana Carolina Passos Aun Neves

Turma:

Pedagogia

Atividade: Produção textual/Envio de tarefa

Estudante,

Com base no texto, “O conceito de decadência e a decadência do conceito”, de Nars Fayad Chaul (2001), faça um texto dissertativo-argumentativo, como no mínimo de 15 linhas e no máximo de 30, abordando os seguintes aspectos:

1. Quem ajudou a construir a ideia de que Goiás era e ainda é (porque muitas pessoas ainda pensam assim) atrasado e decadente em relação as outras regiões do território brasileiro?

2. Quais os motivos que alegam/alegavam para sustentar a referida ideia?

3. Como a historiografia contemporânea está revendo tal concepção?

Lembre-se sempre estudante de explanar a sua opinião crítica com embasamento científico! Você poderá usar outros estudos, só não esqueça de citá-los de acordo com as normas da ABNT, para não incorrer ao plágio.

O texto deve ser digitado a partir do formulário_do_estudante da AO_04; salve-o em PDF e com seu nome. E, por último poste-o no repositório da AO_04.

Boa atividade!

Muitas das bandeiras chegaram no território de Goiás, procurando pelos índios e pelos indícios de que existiam ouro nessa região. As razões que eram apontadas como maneira de entender o declínio da mineração foi as técnicas rudimentares de exploração e extração das jazidas, a falta de mão de obra, a carência das capitais e uma má administração. A ideia de que o estado de Goiás era decadente surgiu através dos olhares dos viajantes que já tinha uma visão do que seria um progresso europeu e que estavam passavam por Goiás. Essa visão era sustentada pelo fato de as estradas serem precárias, não existir incentivo por parte da Coroa para o funcionamento novos de meios de comunicação e o ócio em que o povo de Goiás viviam.

Antes desses viajantes chegarem em Goiás, eles imaginavam um estado em esplendor devido a mineração que atrelara a região à cadeia da produção capitalista, um elo presente na corrente do progresso, mas eles simplesmente se depararam com uma província onde quem imperava era apenas uma crise em vários aspectos.

Com o fim da mineração, houve um processo de ruralização, onde a população urbana passou a se concentrar nos campos, deixando suas povoações em uma situação de penúria. Segundo o texto, Palacín entende que a decadência pode ser também caracterizada como uma atitude coletiva, absorvida pela sociedade, através de um sentimento de fracasso e de derrota, de inevitabilidade dos males e da incongruência de qualquer esforço para superá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com