TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Decadência e a Decadência do Conceito

Por:   •  30/1/2023  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no texto, “O conceito de decadência e a decadência do conceito”, de Nars Fayad Chaul (2001), faça um texto dissertativo-argumentativo, como no mínimo de 2 (duas) páginas e no máximo 3 (três), abordando os seguintes aspectos:

1. Quem ajudou a construir a ideia de que Goiás era e ainda é (porque muitas pessoas ainda pensam assim) atrasado e decadente em relação as outras regiões do território brasileiro?

2. Quais os motivos que alegam/alegavam para sustentar a referida ideia?

3. Como a historiografia contemporânea está revendo tal concepção?

A ocupação de Goiás teve seu início a partir de 1748, com a criação da Capitania de Goiás. A partir deste ano, a região passou a ser ocupada e desenvolvida sob a orientação do governo português, e esta ocupação foi acompanhada de uma forte colonização, que deu início também à exploração do ouro e ao surgimento de cidades, como Goiânia, Campinas e Anápolis. Com a exploração do ouro, Goiás tornou-se um importante centro de produção de metais preciosos, que passaram a ser exportados para vários países europeus.

A exploração deste minério, além de gerar riquezas, também trouxe conflitos entre os colonizadores e os índios; a partir de meados do século XVIII, a exploração do ouro foi gradualmente substituída pelas atividades agrícolas e pecuárias. Esta nova economia teve início com a colonização de Goiás por imigrantes de vários lugares do mundo, especialmente da Europa, tendo as caravelas portuguesas. Estes novos colonos trouxeram consigo várias técnicas de agricultura e pecuária, que foram aprimoradas ao longo dos anos.

Ademais a alta exploração na mineração, o seu baixo preço em relação aos custos de produção também foi uma das principais razões para o declínio da mineração. A falta de tecnologias modernas e de equipamentos de mineração eficientes também foi uma forma contribuinte para o declínio da indústria. Os custos operacionais e as restrições legais também foram fatores que contribuíram para o declínio da mineração e por fim, as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente e a exploração predatória de recursos minerais também contribuíram para o declínio da atividade.

O ciclo do ouro não se limitou a Goiás, mas estendeu-se também a outros estados brasileiros. Esta época marcou o auge da produção de ouro e de outros minérios. O resultado foi um grande aumento da riqueza e um grande desenvolvimento no setor de mineração. Além disso, o ciclo do ouro gerou um grande fluxo de imigrantes para o oeste brasileiro e serviu como um grande impulso para o desenvolvimento econômico dos estados. Embora o ciclo do ouro tenha trazido muitos benefícios para a região, também trouxe alguns problemas. Com a grande quantidade de mineração, muito da terra ficou esgotada, o que prejudicou a agricultura local.

A entrada de imigrantes provocou um grande aumento na população, o que contribuiu para o esgotamento dos recursos naturais. Outro problema foi a falta de regulamentação adequada, que permitiu que muitos mineradores explorassem os recursos de forma desenfreada. Em resumo, o ciclo do ouro foi um período importante para o desenvolvimento econômico do oeste brasileiro. No entanto, os desafios que este ciclo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com