TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Tempo

Por:   •  19/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................9

4 REFERENCIAS......................................................................................................10

 

INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa conceituar tempo e espaço, e como ele tem afetado o ser humano durante os séculos. O tempo apresenta-se de duas maneiras bem distintas: histórico e cronológico.

Quando conseguimos diferencia-los bem, poderemos compreender melhor os eventos históricos.

No decorrer deste breve resumo, veremos que tudo parte da definição de história, que é a ciência do homem no tempo.

DESENVOLVIMENTO

CONCEITUANDO O TEMPO.

Os homens são seres que agem e reagem de múltiplas formas e maneiras às situações que a vida lhes impõe. A cada instante, a cada momento, a cada novo passo, os homens buscam aprender a realidade das coisas e de suas trajetórias individuais ou coletivas no tempo e espaço através de um ramo específico do conhecimento humano, a História.

A História pode ser definida então como a tentativa de pensar, entender e compreender a trajetória humana no tempo e espaço. Da mesma forma, podemos pensar que a História, ou melhor, que os historiadores se encarregam de pensar a vida, as experiências e as vivências  dos homens nas dimensões temporais e espaciais, ou melhor, no tempo e espaço.

Marc Block no século XX define história como o Estudo do Homem no Tempo. Os historiadores do século XIX definem como o Estudo do Passado Humano.

A história passa a ser considerada como uma ciência interpretativa com métodos próprios e abordagens teóricas a partir do século XIX. Antes de ser o Estudo do Homem no Tempo, a História foi definida como o Registro do Passado Humano. Essa transição Registro-Estudo foi significativa.

História é o Estudo do Homem no Tempo, mas ela não necessariamente deve examinar o passado. Não deve ser identificada como uma “ciência do passado, pois o passado não é objeto de ciência”. (BLOCH, 2001). Embora o historiador busque-o, os questionamentos surgem a partir do presente, assim segundo Febvre, a “história é a filha do seu tempo”.

A História estuda as transformações humanas em um determinado espaço de tempo, longo ou curto. A partir do século XX, a História expandiu-se no campo das ciências humanas. Com esta nova definição, a história estuda o momento presente. Esse momento presente é afetado por processos que se desenvolvem na passagem do tempo.

Essa definição de história foi um passo decisivo para a expansão dos domínios historiográficos. Na verdade a História é o Estudo do homem no Tempo e Espaço, podendo ser um espaço imaginário (literatura), ou virtual (comunicação virtual).

Podemos afirmar que o passado se torna história no momento que tem sentido para o presente, ou seja, ... o passado só se torna história quando expressamente interpretado como tal; abstraindo-se dessa nova interpretação, ele não passa de material bruto, um fragmento de fatos mortos, que só nasce como história mediante o trabalho interpretativo dos que se debruçam, reflexivamente sobre ele(RUSEN, 2001).

A importância da historia como ciência foi percebida pelos historiadores através da interdisciplinaridade com outros campos de conhecimento, como Geografia e Psicanalise.

A interdisciplinaridade entre História / Geografia se dá através dos conhecimentos espaço/territórios, região.

Uma região é uma unidade definível de espaço, que se caracteriza por uma relativa homogeneidade interna em relação a certos critérios. Também pode ser compreendida como um sistema de movimento interno. A geografia privilegia certos critérios, se relaciona com a materialidade física e pode ou não relacionar estes aspectos e outros de ordem cultural.

Para a Geografia a paisagem é uma associação típica de características geográficas concretas que se dão numa região, deserto, floresta, cidade. A paisagem foi o primeiro grande aspecto a ser considerado pelo conhecimento geográfico no seu esforço de compreensão do mundo. Ela pode coincidir com uma região natural de vastas e impenetráveis florestas que ainda resistem em muitas partes do globo, como a caatinga, como pode ser derivada de um padrão cuja singularidade associa-se a um tipo de ocupação agrícola ou organização humana do espaço.

A Geo-História introduz a Geografia como grade de leitura para a História, e ao trazer o espaço para o primeiro plano e não mais trata-lo como mero teatro de operações, e sim o próprio sujeito da História, possibilita o exame da linga duração, está história quase imóvel que se desenrola sobre uma estrutura onde os elementos climáticos, geológicos, vegetais e animais encontra-se em um ambiente de equilíbrio dentro do qual se instala o homem.

LINHA DO TEMPO 1750-1850

EUROPA

1760                           1789                     1815

Revolução                 Revolução          Guerras

Industrial                   Francesa            Napoleonicas

AMÉRICA

               1776                                                   1816                      1821

                Independência                            Independência           Republica

                Dos EUA                                      Latino-Americana     da América

                                                                                                          Central

BRASIL

                                     1789                       1808                                    1822

                                   Inconfidência          Chegada                          Independência

                                   Mineira                     da Família                      do Brasil

                                                                     Real

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com