TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE HISTÓRIA: A ESPECIFICIDADE DO CONCEITO DE TEMPO

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP/ASSIS

METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO II

DOCENTE: WELLIGTON AMARANTE

DISCENTE: NAJILAH MARINA RAMOS JACOB    

FICHAMENTO:CAINELLI, Marlene. “OS SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE HISTÓRIA: A ESPECIFICIDADE DO CONCEITO DE TEMPO.”

O artigo OS SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE HISTÓRIA: A ESPECIFICIDADE DO CONCEITO DE TEMPO” da presenta parte do resultados do Projeto de Pesquisa: História do Ensino de História: o Conhecimento Histórico, o Saber Ensinado e o Saber Aprendido, História/Uel–1983/2005.

Tais resultados mostram a importância de uma investigação visando como suporte os documentos originários do campo de formação inicial, neste caso, o departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. A autora salienta a importância que estes documentos permitiram entre outras investigações entender como os saberes docentes são construídos no período da graduação.

 Marlene indaga que durante  esta pesquisa, que se estendeu por dois anos, a autora  percebeu que , por meio  da análise dos relatórios de estágio, do discurso dos futuros professores de história, materializado nos planos de unidade e de aula.  Através dos documentos, é  possível investigar qual o entendimento dos professorandos referente à metodologia do trabalho, às formas de tratamento dos conteúdos, à bibliografia utilizada e às formas de avaliação.

Com o objetivo de  uma  pesquisa que realizada visando investigar  a história ensinada pelos estagiários do curso de história na Universidade Estadual de Londrina, o que permitiu uma discussão das interfaces entre a teoria e a prática na iniciação docente do futuro profissional da história. Tendo como parâmetro que a formação inicial dos futuros professores congrega saberes diversos que precisam ser analisados diante da complexidade do ato de ensinar.

Através do estagio curricular do curso de Historia por meio da pesquisa desenvolvido e  supervisionada diretamente pelos professores da prática de ensino em toda suas esferas, desde a elaboração dos projetos de ensino, planos de unidade e de aula até o momento da regência de classe. Sendo  o estágio supervisionado é dividido em estágio de observação, de participação e de regência de classe. Marlene percebe  que, durante o estágio supervisionado, ao analisar as aulas preparadas pelos estagiários do curso de história, foi possível compreender o entendimento dos alunos sobre o que é ensinar história, desde os métodos utilizados, as bibliografias, os recursos didáticos, as avaliações, bem como mapear quais os enfoques metodológicos e historiográficos vinculados às disciplinas do curso que serviram de suporte para a escolha dos conteúdos do estágio. Essa escolha evidenciou uma atitude voltada para a transmissão de conhecimentos históricos substantivamente relacionados com a concepção de história aprendida no curso de graduação.

Nesse sentido a autora diz que é impossível não relacionar nesse projeto a influencia dos professores supervisores nas escolhas dos estagiários.

A  abordagem que a pesquisa sobre o tempo realizada pelos estagiários do curso de história demonstra que sua concepção de história  no seu espaço e que estes desenvolvem no ensino Fundamental e no ensino Médio é naturalizada. A ideia sobre  ensinar história que ainda tem força é de uma história universal, atemporal e deslocada de seus lugares de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com