TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cruzeiro

Seminário: O Cruzeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

O Cruzeiro foi criado dia 5 de outubro de 1942, mas só passou a valer como unidade monetária a partir do dia 31 de outubro de 1942. Ele substituiu o padrão Mil-Réis, que causava problemas por ter divisão milesimal. Outro objetivo dessa mudança foi unificar o meio circulante, já que na época existiam 56 tipos diferentes de cédulas, sendo 35 do tesouro nacional, 14 do Banco do Brasil e 7 da extinta Caixa de Estabilização. Foram usadas aproximadamente 8 notas do padrão Mil-Réis, carimbadas para o novo valor.

O Cruzeiro Novo foi implantado no dia 13 de fevereiro de 1967. O Cruzeiro, padrão monetário desde 1942, perdia três zeros e transformava em Cruzeiro Novo. O Cruzeiro Novo foi o único padrão monetário que não teve cédulas próprias. O Banco Central reaproveitou cédulas do Cruzeiro, carimbando-as para Cruzeiro Novo. O carimbo utilizado era formado por 2 círculos concêntricos, com valor expresso no centro e as palavras ''Banco Central'' e ''Centavos'' ou ''Cruzeiros Novos'' no espaço entre os círculos.

O Cruzeiro substituiu o Cruzeiro Novo em 15 de maio de 1970, sendo que um Cruzeiro valia um Cruzeiro Novo. Durou até 27 de fevereiro de 1986.

O Cruzado é proveniente do Plano Cruzado, implantado pelo governo Sarney. O plano tinha como objetivo combater a inflação e aumentar o poder aquisitivo da população. A partir do dia 28 de fevereiro de 1986, mil cruzeiros passaram a valer um cruzado. Para implantar o Cruzado o governo aproveitou as cédulas de 10 mil, 50 mil e 100 mil cruzeiros, carimbando-as para o novo padrão. O carimbo era circular com as palavras ''Banco Central do Brasil'' e ''Cruzado'', com o valor no centro.

O Cruzeiro Novo entrou em circulação no dia 15 de janeiro de 1989, na segunda forma monetária do presidente José Sarney. A nova moeda substituía o Cruzado, sendo que um Cruzado Novo valia 1000 cruzados. Foram aproveitadas as cédulas de mil, 5 mil e 10 mil Cruzados, que receberam um carimbo para o novo padrão monetário. O carimbo adotado era um triângulo com as palavras ''cruzado novo'' em duas linhas próximas a base do triângulo.

O Cruzeiro Novo foi reintroduzido como padrão monetário em substituição ao ''Cruzado Novo'', como parte do ''Plano Collor'', sem ocorrer a perda de três zeros.

O Cruzeiro Real foi implantado em 1 de agosto de 1993, substituindo o Cruzeiro, por excesso de zeros. Foram aproveitas as notas de 50 mil, 100 mil e 500 mil Cruzeiros, devidamente carimbadas para o novo padrão.

O Real foi lançado em 1 de julho de 1994 pelo Plano Real no governo Itamar Franco, com objetivo de criar uma moeda forte e acabar com a inflação. Primeiramente foi estabelecido um índice paralelo para efeito de transição, a Unidade Real de valor (URV). A Conversão de Cruzeiros Reais para Reais foi feita mediante a diivisão do valor em Cruzeiros Reais pelo valor da URV de CR$2.750,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com