TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRUZEIRO NOVO

Tese: CRUZEIRO NOVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

2. REAL

No período colonial, imperial e parte da república, Mil Réis foi um padrão de sistema monetário, que durou de 1500 a 1942. No dia 1 de Novembro de 1942, ás 00:00 foi substituído pelo Cruzeiro. Foi feita esta substituição, por causa da divisão milesimal, que estava dificultando o comércio internacional, baseado na divisão centesimal da moeda. Um “Mil Réis” passou a ser “Cruzeiro”.

3. CRUZEIRO

Após estudo efetuado no portal aprende Brasil, compreendeu-se que esse plano cruzeiro foi implementado para substituir o real moeda vigente na época, pois o mesmo desvalorizou-se muito entre 1914 e 1918, conseqüência segunda guerra mundial e a quebra da bolsa de Londres em 29, fato que atingiu toda economia mundial, nesse mesmo período começava a crise do café aqui no Brasil, com intuito de contornar a crise, implantou-se a caixa da estabilização, que emitia cédulas que podiam ser trocadas por moedas de ouro, essa medida foi tomada para tentar tornar a moeda mais forte, mas foi em vão, a crise foi tão avassaladora, que as atividades da caixa se encerraram em 1930.

Em 1933 o Brasil começa a se recuperar, mais uma vez com a ajuda da produção de café, a demanda voltou-se mais uma vez para o produto interno, pois o país não tinha mais condições de importar.

Foi então, que nos meados de 42, ainda no mandato de Getúlio Vargas, assim deu-se implementação do cruzeiro, a unidade valia a 1 mil-réis, o dinheiro do estado novo.

4. CRUZEIRO NOVO

A má influencia da Segunda Guerra Mundial ainda assombrava o Brasil, por decorrência desse fato a industrialização não se consolidou, e o país deixou de crescer e de se desenvolver, em meio a ditadura em 67, foi lançado o cruzeiro novo ,unidade que equivalia a mil cruzeiros, mas ela foi transitória, em 1970 ela voltava a se auto denominar cruzeiro.

5. CRUZEIRO

No dia 15 de maio de 1970 começou a vigorar o Cruzeiro e só iria sair em 28 de fevereiro de 1986. O Cruzeiro não seria uma nova moeda, mais o final da reforma que começou com o “Cruzeiro Novo”. Ao contrário das outras moedas, não houve a conversão de 1.000 para 1 por isso é conhecida “sem cortes de zeros”.O Cruzeiro Novo tinha o mesmo valor que um Cruzeiro. Em 1987, as moedas perderam o valor oficialmente deste plano.

O Cruzeiro foi substituído pelo Cruzado em 1986, a razão seria novamente pela inflação. No plano seguinte, as moedas e cédulas foram divididas em três fases: 1º família, 2º família e a Pré-cruzado.

6. CRUZADO

O Plano Econômico denominado Cruzado, foi criado em 1986, no período de governo do presidente José Sarney. Na época, o Brasil enfrentava grandes turbulências em sua economia, resultantes de inflações, crises políticas após a morte do presidente eleito Tancredo Neves.

As principais características do plano Cruzado foram:

- O Cruzado substitui a moeda brasileira que na época era o Cruzeiro. Em conseqüência resultou em sua valorização (O cruzado valia 1000 vezes mais)

- Congelamento dos preços em todo o varejo, os quais eram fiscalizados por cidadãos comuns (fiscais do Sarney);

- Antecipação do salário mínimo (O governo garantia a antecipação de parte do salário mínimo visando assim estimular o consumo);

- Correção automática do salário para acompanhar a inflação.

No entanto, o novo plano não obteve êxito devido alguns motivos como:

- O congelamento de preços, o qual fez com que a rentabilidade dos produtores despencassem para perto de zero, ou até mesmo quando não faziam os mesmos ter prejuízo. A ausência de mobilidade nos preços, fez com que os produtos se ausentassem do mercado, foi quando os consumidores viram a necessidade de formar seus “estoques” em casa.

- O governo não administrava com responsabilidade os seus gastos

Na implementação do Cruzado o governo utilizou as cédulas de 10 mil, 50 mil e 100 mil cruzeiros, carimbando-as ao novo padrão. O Carimbo era circular com as palavras "Banco Central do Brasil" e "Cruzado", com o valor no centro. Também foram cunhadas moedas de 1, 5, 10, 20 e 50 centavos e também as moedas de 1 e 5 cruzados.

7. CRUZADO NOVO

O Cruzado Novo substituiu o Cruzado a partir de 16 de janeiro de 1989, na segunda reforma monetária do presidente José Sarney. A nova moeda passava valer 1000 Cruzados. No entanto o novo plano durou apenas 14 meses, pois o sistema não conseguiu conter a inflação.

Foram aproveitadas as cédulas de mil, 5 mil e 10 mil Cruzados, que receberam um carimbo para o novo padrão monetário. O carimbo adotado era um triangulo com as palavras "cruzado novo" em duas linhas próximas à base do triângulo.

8. CRUZEIRO – PLANO COLLOR

Já em seu primeiro dia de mandato em 15 de março de 1990, Fernando Collor de Mello, já impunha suas idéias, que são elas:

- Volta do Cruzeiro (Cr$) como moeda;

- Congelamento de preços e salários;

- Blo

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »