TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Por:   •  12/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


  1. INTRODUÇÃO

O uso da tecnologia na sala de aula tanto promove a inovação no método de ensino/aprendizagem como viabiliza a movimentação de informações de modo atrativo.

A utilização dos recursos audiovisuais, inegavelmente, permite o despertar da criatividade de modo que, incita à constituição de diversos aprendizados, em conformidade com a exploração da impressionabilidade e das emoções do educando, além de contextualizar assuntos diversificados. Por meio dessa totalidade de probabilidades, o educador pode encaminhar o aluno a aprendizados expressivos que promovam princípios de ética e de cidadania.

O presente artigo tratará sobre o emprego de vídeos como recursos didáticos na disciplina História no Ensino Médio, propondo condições apropriadas à construção de saberes. Este contemplará os conteúdos propostos no semestre nas disciplinas: História Contemporânea e Educação e Inclusão, expondo sobre a Segunda Guerra Mundial e Tecnologias Educacionais.  

Aqui também será proposta uma atividade que será utilizada como avaliação do conteúdo exposto de maneira lúdica, a fim de possibilitar que o conhecimento adquirido se fixe e seja verdadeiramente assumido pelo educando.

A importância desse artigo incide, então, em enfatizar o emprego de recursos tecnológicos como método de inclusão social dos estudantes, instigando-os a se tornarem capazes de modificarem a sociedade em que vivem.

Posto isto, espera-se que este estudo torne-se de grande contribuição aos educandos, pesquisadores e educadores da área, de modo que proporcione um novo olhar sobre a sala de aula e suas probabilidades de ensino/aprendizagem.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para a elaboração deste artigo, foi necessário levar em consideração vários fatores, tais como os conteúdos a serem dissertados, a ligação de uma disciplina à outra, como tornar o conteúdo dinâmico e ao mesmo tempo simplificado, dentre outros. Com base nessas considerações, os conteúdos escolhidos foram: A Segunda Guerra Mundial e Tecnologias Educacionais, visto que estes assuntos se fazem sempre constantes contemporaneamente e vêm sempre a tona desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A ideia principal foi explanar o assunto “Segunda Guerra Mundial” de forma lúdica, empregando a tecnologia, no caso visual, para colocá-lo em prática. Além da escolha do vídeo abordado no link http://www.youtube.com/watch?v=YkRflOumqYQ que relata de maneira resumida sobre a guerra, foi proposto também um pequeno resumo do contexto em forma de texto que poderia ser utilizado como recurso pelos alunos e que serviria como auxilio na resolução da atividade sugerida neste artigo, texto este que será destrinchado nas próximas linhas.

  1. TEXTO- A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito mundial ocorrido até os dias atuais e se deu entre os anos de 1939 a 1945.

Vários fatores ocasionaram e esse conflito que se originou na Europa e logo se expandiu pela África e Ásia. Alguns destes fatores foi o surgimento do Nazismo de Adolf Hitler na Alemanha, que desrespeitou o Tratado de Versalhes, e do Fascismo de Benito Mussolini na Itália. Ambos os países passaram por uma grave crise econômica no inicio dos anos 30, com milhões de cidadãos desempregados. Como solução o governo propôs produzir armamentos militares. Enquanto isso, o Japão também queria expandir seus domínios por território vizinhos.

Com objetivos expansionistas, estes três países se reuniram e formaram um eixo, com a finalidade de dominar o mundo.

A causa direta da guerra foi à invasão alemã à Polônia. Com isso, a Inglaterra e França declararam guerra contra a Alemanha. Logo dois grupos se formaram: O Eixo, liderado por Alemanha, Itália e Japão e o Aliado, liderado pelos Estados Unidos (EUA), Inglaterra, França e União Soviética (URSS).

A guerra se dividiu em dois períodos. O primeiro foi o de expansão do Eixo (1939 a 1942), liderado pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou vários territórios juntamente com os outros países coligados ao seu grupo, grupo este que conquistou vários territórios e saiu vitorioso nesta ocasião. No ano de 1941 o Japão atacou a base americana Pearl Harbor e assim os EUA declararam guerra ao Japão. Dois dias após este atentado, Hitler, líder nazista, declara guerra contra os EUA. Aí se começa o segundo período, marcado pelo avanço do grupo Aliado (1942-1945), onde ocorreu a derrota do Eixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com