TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FIM DO IMPÉRIO ROMANO

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Norte do Paraná

Sistema de Ensino Presencial  Conectado

História

Izabel  Cristina Piasechi

O FIM DO IMPÉRIO ROMANO

Ijuí

                                                            2014

O FIM DO IMPÉRIO ROMANO.

Nome do livro: História Das cavernas ao terceiro milênio, Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota,volume único com 312 páginas,  editora Moderna, ano de publicação 2006. Distribuição gratuita nas escolas públicas fornecido pelo Ministério da Educação,  o livro possui 04 unidade e é dividido em 15 capítulos.

O período histórico que ficou conhecido como Idade Media durou aproximadamente mil anos. Ficou estabelecido seu inicio por volta de 476 data em que foi deposto o último rei do império do oriente. O ano 1453 finalizou o período, data em que os turcos otomanos conquistaram a cidade de Constantinopla.

O capitulo se inicia explicando como vivam as pessoas  na Europa durante a chamada idade media,  traz como informação a formação dos reinos e o esvaziamento das cidades , quando a maioria de seus habitantes mudou-se para o campo e passou a viver em feudos, comunidades  auto-suficientes em que tudo ou quase tudo e todos pertenciam ao senhor feudal.

A enorme extensão do império garantia muito poder ao seu imperador. Mas também garantia significativos problemas: como governar e defender um território tão extenso?

Dentro das fronteiras conquistadas pelo império viviam diferentes povos que os romanos foram conquistando em suas guerras,e esses povos de culturas diferentes nem sempre aceitavam as regras que o governo determinava , e aí geravam mais conflitos.

O governo acabou os chamando de bárbaros; Todos os estrangeiros,ou seja, todos que  não falavam a língua oficial do Império Romano que era o grego e o latim , tinham hábitos e costumes diferentes dos praticados por eles.

Os estrangeiros começaram a migrar, em número cada vez maior, para o território romano.  A partir daí o governo se obrigou a contratar cada vez mais militares para manter de alguma forma a ordem e proteger suas fronteiras. Com isso houve um aumento nos gastos públicos,para equilibrar suas contas.

O  governo aumentou os impostos, e com isso os preços dos produtos subiram, o povo parou de comprar, o comercio entrou em decadência e começou a faltar alimentos.  A situação acabou piorando com as invasões bárbaras e as epidemias, o que levou o povo a se refugiar no campo em busca de trabalho e proteção.

A economia em Roma era baseada na escravidão presente praticamente em todas as atividades; Vale lembrar que a maioria dos escravos eram basicamente prisioneiros de guerra, a partir aproximadamente do século III, as expedições em busca de novos territórios foram diminuindo e os escravos se tornaram escassos.

A pobreza que se instalou pelo império levou os camponeses e os pequenos proprietários a abandonar suas terras e buscar a proteção dos grandes proprietários rurais. Nas terras desses nobres, os trabalhadores passaram a viver na condição de colonos. O colono recebia do nobre um pedaço de terra para cultivar e criar animais, em troca disso o colono entregava ao proprietário das terras uma parte do que nela era produzido, como forma de pagamento.

 Com o passar do tempo boa parte dos senhores de escravos transformaram parte dos seus cativos em colonos, embora o escravismo não tenha desaparecido , o colonato tornou-se um sistema predominante na fase final do império.

A partir do sec.IV, o exercito romano não conseguiu conter o avanço dos povos germânicos, percebendo isso os forasteiros migraram em massa para o interior do território romano.

Depois das invasões a solução mais cabível de imediato foi transferir a capital do império para um local mais seguro e afastado dos conflitos, com essa estratégia eles pretendiam evitar que os forasteiros tomassem a cidade de Roma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com