TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GOLPE MILITAR NO ACRE: O GOVERNO CERQUEIRA

Por:   •  18/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

LICENCIATURA EM HISTÓRIA (NOTURNO)

8º PERÍODO

O GOLPE MILITAR NO ACRE: O GOVERNO CERQUEIRA.

CHARLES FERREIRA DA CUNHA.

Rio Branco, AC

2015

CHARLES FERREIRA DA CUNHA

A DITADURA MILITAR NO ACRE: O GOVERNO CERQUEIRA.

Projeto apresentado como requisito para a obtenção da N2 na disciplina Pesquisa Histórica II ministrada pela Professora Janaira Fidelis.

Rio Branco, AC

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  1. JUSTIFICATIVA
  1. PROBLEMÁTICA DE ESTUDO
  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral
  1. Objetivos Específicos
  1. QUADRO TEÓRICO
  1. FONTES E METODOLOGIA
  1. CRONOGRAMA
  1. REFERÊNCIAS

1.INTRODUÇÃO

O GOLPE MILITAR NO ACRE: O GOVERNO CERQUEIRA.

No ano de 1964, instaurou-se no pais a ditadura militar sobre a justificativa de que o atual presidente do pais, João Goulart muito conhecido também Jango, teria grandes tendências comunistas e que poderia instaura-las no brasil. Sobre grande pressão João Goulart foi deposto assim como seus governadores e homens de confiança, que foram substituídos por executivos indicados por militares. Esse tempo de ditadura ficou muito conhecido por anos de chumbo, lembrando assim tudo o que povo passou nesta época.

O objetivo do artigo, é abordar o desenrolar da ditadura militar no território acreano, enfatizando o polêmico e curto governo de José augusto, que foi muito conturbado desde o seu inicio, quando seus opositores o acusavam de comunista tentando assim o derrubar, acusações essas que não tiveram tanto sucesso. Pois José Augusto, o primeiro governador que de fato era acreano, e foi o primeiro também a ser eleito de forma legal através de uma eleição limpa e direta, mandou uma carta a 12º região militar no estado do Pará, dizendo estar ciente  das acusações sobre ele, e que estaria disponível para qualquer investigação.

No período da ditadura, chegou ao Acre o capitão Cerqueira, que segundo ele havia sido nomeado para assumir o comando da 4º companhia militar, porém descobriu-se que sua verdadeira missão era a de dar a continuidade a ditadura militar, que até então vinha instaurando-se no pais. O capitão Cerqueira logo procurou José augusto, e o forçou a renunciar seu cargo de governador sobre severas ameaças. Depois de tanta pressão e ameaças, José Augusto se vê sem saídas e por medo renuncia.

Logo após a renuncia de José Augusto, já surge o nome  de Cerqueira na assembleia, e todos os que lá se encontravam já se diziam estar de acordo e inclusive já apoiavam o capitão Cerqueira, que em menos de 24 horas após a renuncia de José Augusto já assumira o cargo de governador, mostrando assim o real objetivo de sua vinda ao estado, que seria somente de dar continuidade ao processo de ditadura que vinha instaurando-se no pais inteiro.

  1. JUSTIFICATIVA

O objetivo pelo qual optei por elaborar este projeto de pesquisa, e principalmente de esclarecer alguns dos diversos acontecimentos que ocorreram no estado do acre no  ano de 1964, período da ditadura  militar, com a ideia de expor a forma como a qual o movimento de ditadura militar se instaurou no Acre, e os impactos que esse movimento trouxe ao estado. Esse projeto e muito importante para que a população e principalmente a Acreana, possa entender e conhecer um pouco mais sob esta época tão obscura em nosso estado, que foi vivida por muitos de nossos ancestrais.

O trabalho esclarecerá duvidas importantes sobre a “renuncia” do governador que era bastante querido pelo povo, José Augusto. Também será abordado sobre o momento em que o capitão Cerqueira passa a assumir o governo do estado do Acre, e explicará os diversos golpes sofridos por José Augusto em seu período de governo, período esse que foi bastante conturbado, diga-se de passagem.

  1. PROBLEMÁTICA DE ESTUDO

O trabalho visa compreender como se deu as mudanças ocorridas no estado do Acre no ano de 1964. O ano em que se ocorreu a ditadura militar no brasil, e consequentemente no Acre, explicitando a forma com a qual o governador José augusto, foi obrigado a  assinar e entregar sua carta de renuncia a ALEAC, José Augusto foi pressionado sob severas ameaças que vinham diretamente do capitão Cerqueira, que era o atual comandante da 4º companhia militar.

Busco neste projeto esclarecer também a farsa  do capitão Cerqueira, que chegou ao Acre alegando que sua única missão era a de apenas assumir o comando da 4º companhia militar, escondendo assim parcialmente o seu principal objetivo, que era de dar continuidade ao processo de ditadura militar, que vinha se instaurando no pais. Objetivo este que foi revelado muito rápido, pois logo que chegou, o capitão Cerqueira já procurou José Augusto e o forçou a renunciar, e logo após a renuncia de José Augusto, em poucas horas depois Cerqueira já assume o governo do estado, através de uma votação rápida e unânime, pois todos os deputados com medo do capitão, passaram rapidamente a apoia-lo e concordarem com sua eleição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com