TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GOVERNO DE GEISEL

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

CENEB – Centro de Ensino Ebenézer

Trabalho de História

Guilbert Lima, Marcelo Veras, Matheus Carvalho

Rafael Baraúna, Sávio Luan, Yandra Júlia

História

Ernesto Beckmann Geisel

Brasília – DF

2018

Guilbert Lima, Marcelo Veras, Matheus Carvalho

Rafael Baraúna, Sávio Luan, Yandra Júlia

Governo de Ernesto Beckmann Geisel

Roteiro de Apresentação

Trabalho apresentado ao

Professor Leonardo Costa,

Como requisito para

Obtenção de nota na matéria

De história.

Brasília – DF

2018

        “No dia 3 de agosto de 1907, eu nascia, Bento Gonçalves o filho dos imigrantes alemães Wihelm August Geisel e Lídia Beckmann, futuramente me tornando militar, chegando ao posto de General. Meu cargo levou a uma responsabilidade, Presidente da república, atuando como tal entre 15 de março 1974 a 15 de março de 1979. Agora para contar melhor minha história, terão meus policiais e o primeiro falará sobre minha carreira.”

                                          [pic 1]

Carreira Militar

Em 1921 ele deu início a sua carreira militar dando entrada no Colégio Militar de Porto Alegre, e anos depois, em 1928, ele viria a formar-se oficial na Escola Militar de Realengo. Quando aconteceu a Revolução de 1930, ele foi uma figura atuante, apoiando e participando das frentes militares já como tenente. Mais dois anos se passaram e aconteceu a Revolução Constitucionalista, em 1932, e mais uma vez Geisel participou junto às tropas federais que combatiam tal ato.

Quando aconteceu o Golpe de 1964, Geisel recebeu a nomeação de chefe da Casa Militar do governo de Castelo Branco. Com tal cargo ele agora era o encarregado por investigar e averiguar as denúncias existentes de tortura nas unidades do exército no Nordeste Brasileiro. Em 1966, Castelo Branco lhe promoveu a general do exército, e em 1967, tornou-se ministro do Superior Tribunal Militar.

O governo foi estabelecido durante a guerra fria, ou seja, o Brasil precisa ser aliado de alguma das grandes potências da época, a URSS com o comunismo/socialismo e os EUA, com o capitalismo, o escolhido foi o capitalismo, o que promoveria várias perseguições à comunistas dentro do país.

“Essa minha trajetória me deu muito destaque, pois eu já estava no cargo máximo! Não tinha mais para onde crescer, porém acabou que meu nome foi lançado ao cargo de presidente da república, onde no dia 18 de julho de 1973, houveram eleições de forma indireta, no qual concorri contra Ulisses Guimarães do MDB, ganhei com 400 votos ao meu favor, e Ulisses teve apenas 76. Agora, outro falará sobre meu governo.”

Governo Geisel

        O governo de Geisel foi sucessor do governo do General Médici, e teve início no dia 15 de março de 1974, e ele tinha ao seu lado ocupando o cargo de vice-presidente Adalberto Pereira dos Santos. Um dos pontos fortes de seu governo foi a forma como ele se dedicou a abertura política, definido pelo presidente como uma abertura “lenta, gradual e segura”.

  • de forma lenta porque não havia consenso nas Forças Armadas quanto à abertura política;
  •  Gradual porque, como demonstrou o Pacote de Abril, não era ainda hora de os militares abrirem mão das eleições indiretas para prefeitos, governadores e para o presidente da república;
  •  E segura, porque procurou garantir o controle do crescimento da esquerda no poder, evitando que o processo de transição permitisse a eclosão de uma revolução como se havia visto em Cuba e China.

O governo de Ernesto Geisel foi um dos mais afetados pela crise econômica, gerada a partir da queda do milagre econômico de 1969 a 1973, também pela crise do petróleo de 1960 e a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

                                    [pic 2]

Para que o Brasil pudesse superar a crise do petróleo, Geisel investiu no PROALCOOL, que foi um programa com objetivo de buscar uma fonte alternativa de energia vencendo assim a dependência do petróleo. O PROALCOOL coincidiu com o Greenpeace o que foi muito bom para a divulgação pois o álcool era tido como energia limpa e renovável.

Na área de desenvolvimento, Geisel criou o 2º PND (plano nacional de desenvolvimento), que era basicamente uma “releitura” do 1º PND que não havia vigorado. O PND previa:

  • Novos empréstimos;
  • Busca por mercado de exportações;
  • Importar bens de produção e não bens de consumo;
  • Obras faraônicas: obras de importância estratégica e de grande porte como a rodovia transamazônica, hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí, ponte Rio-Niterói, usinas nucleares e ente outras.

Política

 Com eleições parlamentares em 1974 foi decretada o fim da censura prévia, ou seja, o direito que tem o governo de exercer vigilância sobre a publicação de livros ou periódicos, assim como da encenação de peças teatrais, fora da intervenção dos tribunais não ocorreria mais na teoria.

Mais tarde em 25 de outubro de 1975, ocorreu o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, o que gerou uma grande polemica. O jornalista da TV Cultura foi convocado a prestar esclarecimentos na delegacia e mesmo com o “fim da censura” e torturado e morto por policiais. Houve a simulação da morte de Herzog com uma foto em que ele aparece enforcado como se tivesse cometido suicídio, porém laudos comprovam que a causa da morte não foi enforcamento. [pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (132.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com