TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Governo De Barack Obama

Artigos Científicos: O Governo De Barack Obama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Neste trabalho será estudado o governo de Barack Obama, sua reeleição, o segundo mandato, herança de Bush, a crise de 2008, nova policia militar, divida interna, saúde e imigração, ocupação do Afeganistão e Iraque, apoio geopolítico internacional, policia militar, influência dos latinos, que servirão para aprendermos um pouco mais sobre os Estados Unidos, e como a maior potência também sofre com problemas e conflitos internos.

01

Reeleição de Barack Obama

Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos, em 6 de novembro de 2012, após acirrada disputa com o republicano Mitt Rommey. Às vésperas da eleição, as pesquisas de intenções de voto mostravam a nação dividida entre duas propostas para resolver os problemas econômicos do país, tema que monopolizou a campanha eleitoral.

No final, a vitória de Obama foi bem mais folgada do que se esperava. A conquista dos sete estados onde o resultado era indefinido (isto é, sem uma clara maioria republicana nem democrata) garantiu ao presidente ampla vantagem no Colégio Eleitoral nacional. Pelo sistema norte-americano, a eleição é indireta: o vencedor do voto popular no estado leva todos os delegados que vão escolher o presidente no Colégio Eleitoral. Na soma do voto popular, Obama teve 50,6% dos votos, contra 47,8% do adversário.

A eleição também renovou a Câmara Federal e um terço do Senado, mas o balanço de poder permaneceu inalterado. O Partido Republicano mantém o controle da Casa dos Representantes, e o Partido Democrata, do Senado.

Segundo mandato

Barack Obama iniciou seu segundo mandato em 2013. O presidente Obama tem como projetos em plantar uma agenda liberal ambiciosa no plano domestico e na política externam, essa tal agenda abrange reformas nas leis de imigração, ela combate as mudanças climáticas e o maior controle sobre a venda de armas, alem da defesa da igualdade de direitos para as mulheres e as minorias incluindo homossexuais.

Em fevereiro Obama anunciou em seu discurso ajudar a classe media e os pobres prometeu investimento em inovação, energia limpa, indústrias, habitação e infraestrutura para gerar empregos. Obama também defende o aumento do salário mínimo e a pré-escola universal.

No discurso de Barack Obama o cenário externo ganhou pouca atenção, uma das iniciativas é debater a campanha pelo desarmamento nuclear

Herança de bush

Obama assumiu em 2009 a presidência os EUA com um grande desafio pela frente reconstruir a imagem de um país desgastado pela política de George W. Bush.

Bush firmou-se no poder como o “presidente da guerra” por causa do maior atentado da historia o 11 de setembro de 2001, ainda em 2001 os EUA invadiu o Afeganistão e derrubou o Taliban, que davam abrigo a Al Qaeda e ao seu líder Bin Laden que era mentor dos ataques. Porem Bin Laden conseguiu escapar e a Al Qaeda reorganizou-se no Paquistão.

A doutrina de Bush uma nova estratégia de segurança nacional ampliou o alvo da guerra ao terror. Existem nações acusadas a apoiar o terrorismo suspeito de produzir armas de destruição em massa: Irã, Coreia do norte e Iraque. Com base nessa doutrina Bush, os EUA e o Reino Unido invadiram o Iraque, em 2003 sem o apoio da ONU.

02

Ficou comprovado que Saddan Hussein não desenvolvia armas de destruição em massa e não tinha ligação com a Al Qaeda. Bush foi acusado de ter invadido o Iraque para garantir o acesso as grandes reservas de petróleo na reconstrução daquele país pós-guerra.

Crise de 2008

Em 2008 tivemos a grande crise da “bolha imobiliária” os Estados Unidos se recupera lentamente. A crise teve efeitos no sistema financeiro, no mercado de trabalho e em toda a economia mundial.

O PIB voltou a crescer em meados de 2009, só que isso ainda não é o suficiente para empregar cerca de 8,7 milhões de norte americanos que perderam seus empregos.

Antes a taxa de desempregos era inferior a 5%, em 2009 chegava a 10% valor politicamente insustentável. Este índice cai de forma gradual, mas continua acima dos padrões históricos, com media de 7,9% em janeiro de 2013.

O que mais preocupa é a enorme divida publica de 16,4 trilhões de dólares resultado de sucessivos defits no orçamento desde 2000.

Um dos maiores causadores dos gastos ocorre com as guerras no Afeganistão em 2001 e no Iraque em 2003. O governo de bush usou uma grande quantia para salvar o colapso de bancos e empresas. Já Obama aprovou um investimento de quase 800 bilhões de dólares em obras publicas e outras ações.

Essa grande divida deixa a situação econômica instável e com isso impede novos investimentos. O dólar norte-americano é a moeda de referencia para as transições internacionais. Se os investidores como china e Japão desconfiarem da capacidade do país em equilibrar suas contas iram diversificar suas reservas em outras moedas como euro e ienes.

Nova política Militar

No primeiro mandato, Obama reformulou a ofensiva contra o terrorismo, distanciando os EUA das guerras convencionais que marcaram a gestão de Bush. Obama encerrou a ocupação do Iraque em 2011, pois houve redução da violência a partir de 2008, abrindo caminho para a retirada.

Ao mesmo tempo, o presidente investiu em formais mais enxutas e encobertas de ação militar, ampliando os trabalhos de espionagem para localizar células terroristas e o emprego de Forças Especiais e aviões não tripulados (os drones) para eliminar militares islâmicos. A nova modalidade de combate alcançou êxito com a morte de líderes terroristas, sobretudo no Paquistão. O principal feito de Obama política externa ocorreu em maio de 2011, quando Bin Laden foi morto no Paquistão por um grupo de elite da Marinha dos EUA, encerrando as buscas ao terrorista mais procurado do mundo.

A morte de Bin Laden foi a senha para Obama dar início, ainda em 2011, à redução do contingente militar no Afeganistão. Em fevereiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com