TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Imperialismo Formal e Informal

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  1.427 Visualizações

Página 1 de 2

1.0 - CONCEITO – IMPERIALISMO

   O Imperialismo tenta manter controle e ampliar a influência de povos ou nações mais pobres. Pode-se considerar que o imperialismo tem a ver com a expansão dos países capitalistas.

   Os primeiros exemplos a receberem influência capitalista são o Egito Antigo, Grécia, Macedônia e o Império Romano.

1.1 - TIPOS DE IMPERIALISMO

IMPERIALISMO INFORMAL

   

   O Imperialismo Formal é mais visto nos países da América Latina, se tornou independente de exportação de matéria-prima para países industrializados. Na América Latina, atualmente, existem três grupos de países exportadores:

CLIMA TEMPERADO: Argentina e Uruguai

CLIMA TROPICAL: Brasil, Equador, Colômbia, América Central e Caribe

MINERAIS: Chile, Peru, Bolívia, Venezuela e México

   Nos países de clima temperado, há uma grande demanda de exportação de carne. Na Argentina, havia uma diferença na economia de partes diferentes do país e grandes grupos políticos separados. Grupos de capitais externos prevaleceu e gerou o livre cambismo na Argentina e Uruguai.

 

  Já nos países de clima tropical, as vendas de café e cacau prevaleceram principalmente no Brasil (já que temos grandes plantações de café e cacau). Graças a importação de café, no Brasil, houve a implantação de ferrovias e urbanização de cidades. Aconteceu também o domínio dos EUA sobre esses países onde exerceram um mercado exclusivo para os seus investimentos

  E nos países de exportação de minerais houve um investimento mais profundo ainda devido a demanda de matérias primas levando a constituição de grandes unidades de empresas norte-americanas e européias.

IMPERIALISMO FORMAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com