TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Imperialismo na Africa

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

Desenvolva um texto, contendo entre 30 e 50 linhas, explicando o que foi o Imperialismo, de que modo se associa ao racismo científico, como ocorreu e quais as principais consequências para as nações do continente africano.

Imperialismo

        O imperialismo na África foi um período entre o final do século 19 e inicio do século 20 onde as potências europeias invadiram e “colonizaram” o continente africano impondo aos povos seus costumes e suas leis e saqueando todas as riquezas naturais do continente.

        O argumento usado para a conquista européia no continente africano foi o Darwinismo Social, movimento baseado nas teorias científicas do naturalista Charles Darwin acerca dos seres vivos que entre outras coisas pregava a supremacia do mais apto sobre o menos apto. Com esse movimento, essas ideias saíram da esfera científica e biológica e passaram a esfera social que permitiu a infiltração ideológica da supremacia européia, dita civilizada, sobre povos como os do continente africanos julgados por eles como incivilizados.

A partir dessa ideia, as potências europeias difundiram o discurso de que o imperialismo, seria uma missão de civilização de uma raça superior branca (a europeia) onde eles levariam toda sua superioridade (tecnologia, formas de governo, religião cristã, ciência, etc) para outros povos julgados por eles inferiores.

Segundo essas mesmas ideias, a civilização européia era o modelo ideal ou um padrão de sociedade a ser seguido, no qual as outras sociedades deveriam copiar e difundir.

        Até o século 19 a África havia sido subjulgada pela Europa somente em seu litoral, limitando-se ao trafico de escravos principalmente. A partir da entrada de novas potências europeias na corrida pela colonização africana as conquistas passaram território adentro e motivaram-se por riquezas naturais como ouro, cobre e diamantes, essa disputa causou uma grande fragmentação das comunidades e culturas locais, fato sentido até hoje no continente.

        Como a divisão da África foi traçada “amigavelmente” pelas nações europeias, tudo foi feito de modo a deixar as tribos que eram amigas separadas e as tribos rivais unidas, de modo a facilitar a dominação.

        Esse modo de operacionalizar a dominação resultou em vários problemas de ordem econômica, política e social gravíssimos em diversas nações da África.

Houveram diversas guerras civis e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram. Em decorrências dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infraestrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas. Países como Angola sofrem desse exato problema até os dias de hoje, onde o país tenta se reconstruir após a destruição causada por uma longa guerra civil.

        A exploração do continente africano permitiu que as potências europeias enriquecessem o que acirrou a disputa hostilizada por territórios. Essas disputas fizeram com que essas nações começassem a se armar e investir em poderio bélico sem que houvesse realmente um conflito. Alianças foram formadas de modo a garantir um mercado consumidor para os produtos produzidos e explorados pelas colônias na África. Com o cenário preparado pelas alianças políticas o resultado dessas disputas foi a Primeira Guerra Mundial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com