TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Império Romano

Por:   •  27/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Resumo.

O trabalho sintetiza que nós pesquisemos, sobre o Império Romano, na qual estará englobalizado outros temas que falaremos dele na introdução abaixo.


  1. Introdução.

Neste trabalho falaremos sobre o famoso Império Romano. A história do Império Romano é enorme, por este motivo, nós focaremos em assuntos mais importantes que aconteceram na época, como por exemplo o governo de Júlio Cesar e a economia durante o Império entre outros que estarão envolvidos também. Os procedimentos adotados para fazer essa pesquisa, foi pesquisar tais conteúdos mostrados acima, e depois disso separá-los em tópicos, explicando cada um detalhadamente.

  1. Sumário

1.        Resumo.        1

2.        Introdução.        2

3.        O governo de Júlio Cesar.        4

4.        A paz romana.        5

5.        A economia durante o Império.        6

6.        Os motivos que levaram a crise do Império.        7

7.        O surgimento do Cristianismo.        8

8.        Conclusão.        9

9.        Bibliografias.        10

  1. O governo de Júlio Cesar.

Caio Júlio Cesar veio de uma família romana da classe alta. Já aos 30 anos Júlio consegue alguma atenção da mídia, mas essa atenção não é tão boa quanto esperava, ele acaba sendo difamado por enamorar mulheres casadas. Caio Júlio Cesar queria se destacar em seu cargo público, tendo isso em vista acaba vendendo, todas suas propriedades para isso, e acaba ficando endividado, mas mesmo com suas dividas consegue um cargo maior na política, de populista radical  que defendia a distribuição de terras para veteranos de guerras e pobres. Como Júlio já tinhas passado por um episódio ruim na política, os outros políticos acabavam não confiando nele, por causa de sua ganância, de sempre querer luxurias e poder.

Júlio Cesar já cansado de estar neste cargo politico, decide se unir em 60 a.C. com Marco Licínio Crasso e com Pompeu, que na época era o grande general de Roma. Após essa união todos três colocam um objetivo, dominarem totalmente a politica de Roma. Essa aliança fez com que Cesar subisse mais em seus cargos políticos, tornado o assim poderoso em Roma. Um ano e meio depois, Júlio queria avançar seus territórios, sendo assim começou seguir adiante, cruzou o Reno, fez incursões na Alemanha, alcançou o rio Tâmisa na Britânia, entre muitos outros feitos, com isso passou a ter muito mais poder, tendo assim suas riquezas garantidas, o povo idolatrava Júlio Cesar pelo seus feitios.

Dez anos depois, o Senado de Roma era controlado por Pompeu, que ordenou a Cesar que o mesmo parasse com a combatividade, mas esse trato não foi aceito por Cesar. Disso veio uma guerra entre os dois, na qual Cesar conseguiu facilmente que suas legiões de Rubicão ocupassem Roma por inteira, fazendo com que Pompeu fugisse para o Egito, mas logo depois acabou sendo morto no mesmo local para onde foi, depois disso Júlio consegue poder total sobre Roma.

César era uma pessoa com muita luxúria, mas que fez algumas coisas boas para Roma, o que não era mais que sua obrigação, um feitio foi quando conseguiu reduzir pela metade os que eram necessitados da ração de pão, e logo depois mudou o calendário de Roma, na qual foi sua principal obra.

Após algum tempo no cargo, senadores motivados por ideais republicanos, comandados por Caio Cássio, começaram a conspirar a morte de Júlio César. César acabou sendo morto esfaqueado na Cúria, onde iria discursar no Senado. Sua morte causou muitos problemas para Roma na época, e um deles foi o fim da República. O nome de Júlio César foi usado como título por muitos imperadores romanos, pois o consideravam talentoso e grande líder militar.

[pic 1]

[pic 2]

  1. A paz romana.

A paz romana também conhecida por Pax Romana em latim, teve início no ano de 27 a.C. A paz romana teve início logo depois que Otávio Augusto, entrou com seu reinado em 27 a.C., sua coroação em Roma colocou fim a república Romana. Durante esse período final da república, houve muitas disputas politicas, guerras civis e até rebeliões de escravos, com isso em vista, Otávio Augusto já estava bolando um plano para garantir a estabilidade politica, e principalmente evitar que novas ocasiões como aquela acontecessem. Para que esse seu plano funcionasse, já nos primeiros dias de mandato, fez com que adotasse algumas medidas políticas, dando início a paz Romana.

Durante seu começo de reinado, Otávio mantinha sua maior preocupação era manter o controle nas regiões que ficavam mais distante do império. Outra preocupação era fazer com que a população ficasse bem, para que houvesse rentabilidade econômica, e também para que não houvesse rebeliões pela parte dos mesmos. Então para que essa rentabilidade acontecesse, Otávio um mecanismo utilizado pela região de aculturar essas mesmas regiões. Esse plano servia para as cidades distantes conquistadas na guerra, que consistia basicamente em mandar os valores étnicos e culturais para essas cidades, como religião, idioma, politica, entre outros. Para que esses valores culturais fossem transmitidos, mandavam-se legiões romanas para lá, que eram posicionadas estrategicamente.

Claro que não era só a aculturação, que garantia a estabilidade e a calma desse povo, mas era também melhoras na estrutura da cidade e melhoras no campo econômico. Com isso, Otávio tomava medidas para garantir o desenvolvimento econômico, e esses     desenvolvimentos eram construção de estradas e aquedutos, que fazia com que a população tivesse uma melhoria na qualidade de vida, deixando de fazer rebeliões. Mas como nenhuma sociedade é perfeita, existiam os momentos em que a população acabavam por criar algum tipo de rebelião, e para isso ser controlado rapidamente, as legiões romanas  falada acima, eram ativadas para que fizesse com que isso não se espalhasse. As legiões eram não só feitas para controlar a população, como para proteger a sociedade Romana de ataques de outras comunidades estrangeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (452.6 Kb)   docx (330.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com