TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Império de Roma

Por:   •  4/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

                         Império de Roma

Recebe o nome de Império Romano o  estado existente entre 27 a.c e 476 d.c e que foi o sucessor da República Romana. Roma tem um sistema semelhante com a dos países modernos, Roma passa a ser governado por um imperador vitalício e por extensas possessões territoriais em volta do Mar Mediterraneo   na Europa,  África  e Ásia. A republica que aconteceu ao longo do cinco séculos encontra-se numa situação de alta instabilidade, na sequencia de diversos guerras civis e conflitos políticos, nos quais Julio Cesar foi nomeado ditador pespétivo e assassinado em 44 a.c  Detentor de uma autoridade inquestionável o senado romano atribuiu Otavio  poderes absolutos e o novo titulo assinalando o fim da republica.

Foi nessa fase imperial que Roma acumulou o máximo de seu poder e conquistou a maior quantidade de terras de sua historia, algo em torno 6 milhões e meio de quilômetros quadrados, em território do tamanho do Brasil, sem os estados do Pará e Mato Grosso.

O período imperial prolongou-se por cerca de 500 anos. Os primeiros dos séculos foram marcados pela estabilidade e prosperidade da politica sem precedentes, e a sua característica e sua enorme estrutura comercial.

A religião politeísta romana , foi a principal do estado durante boa parte de sua historia, quando o imperador Constantino institui que o cristianismo tornaria a religião oficial do império ate o seu final. O imperador Teodósio divide o império, estabelecido uma monarquia com um imperador em Roma, um responsável pela parte ocidental e outro responsável pela parte oriental do império.

Augusto reorganizou as províncias, dividindo as em imperiais (Militares) e senatorias (Civis). Indica os govenadores e os controlava através de direitos e relatórios feitos pelos sucessores dos mesmos . Criou um sistema de cobranças de impostos, acabando com a concessão da arrecadação a particulares (Publicanos). Augusto também influenciou muito a cultura na parte oriental e grega, que dominava Roma a busca prazer e os cultos aos deuses místicos. Tentou reavisar valores morais do passado de Roma.

   O baixo império Romano

No século III o império teve uma crise, por problemas econômicos, militares, políticos e religiosos, tudo isso começou nas, conquistas das guerras. Isso resultou no aumento das despesas, levou o poder politico e aumentar os impostos, os preços elevaram e a produção declina.

Os romanos e os germânicos cultivaram terras, entregando a metade da produção ao dono da mesma. Os pequenos proprietários endividados tinham o  mesmo estatuto, sendo porem livres, ao mesmo passo que clientes vinham-se preços a área em que trabalhavam .

Já na Crise religiosas o cristianismo começou a se difundir pelo império logo após o martírio de cristo, ocorrido no reinado de Tibério. Nas perseguições posteriores, os cristãos foram acusados. Além  disso atribuía-lhes a responsabilidades pelas calamidades que ocorreram: enchentes, tempestades e incêndios.

Todas essas perseguições tiveram efeitos contrários ao esperado, pois acabaram convertendo os pagãos, impressionados com a firmeza dos cristãos diante dos sofrimentos. A partir disso o cristianismo ganhou um impulso maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com