TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JORNAL DA GRANDE GUERRA

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 16

O JORNAL DA GRANDE GUERRA

Falando do passado

O que sabe sobre ele?

Os governantes da AlemanhaFrançaRússiaÁustria-Hungria e do Reino Unido a tentar manter a tampa do caldeirão fervente das tensões imperialistas e nacionalista nos Balcãs para evitar uma guerra geral europeia foram bem sucedidos em 1912 e 1913, mas não tiveram sucesso em 1914.[pic 1]

[pic 2]

A Primeira Guerra Mundial era conhecida como “A Grande Guerra” ou “Guerra das Guerras,” isso antes da segunda guerra acontecer. [pic 3]

Foi uma guerra global centrada na Europa e durou entre 1914-1918.

É importante saber que, ela começou em 28 de julho (1914), e o conflito iniciou-se com a invasão austro-húngara da Sérvia, seguida pela invasão alemã da BélgicaLuxemburgo e França, e um ataque russo contra a Alemanha. Depois da marcha alemã até Paris ter levado a um impasse, a Frente Ocidental se transformou em uma batalha de atrito estático com uma linha de trincheiras que pouco mudou até 1917. Na Frente Oriental, o exército russo lutou com sucesso contra as forças austro-húngaras, mas foi forçado a recuar da Prússia Oriental e da Polônia pelo exército alemão. Frentes de batalha adicionais abriram-se depois que o Império Otomano entrou na guerra em 1914, Itália e Bulgária em 1915 e a Romênia em 1916. Depois de uma ofensiva alemã em 1918 ao longo da Frente Ocidental, os Aliados forçaram o recuo dos exércitos alemães em uma série de ofensivas de sucesso e as forças dos Estados Unidos começaram a entrar nas trincheiras. A Alemanha, que teve o seu próprio problema com os revolucionários, neste ponto, concordou com um cessar-fogo em 11 de novembro de 1918, episódio mais tarde conhecido como Dia do Armistício. A guerra terminou com a vitória dos Aliados.

As mortes são aproximadamente, 9 milhões de pessoas (entre civis e militares). O número de feridos, entre civis e militares, ficou em cerca de 30 milhões.

•Causas na pág. 2

Motivos e Causas da Guerra

  • Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, a concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas.

  • Paz armada
  • A propagação do nacionalismo e do imperialismo (tanto no sentido político quanto no sentido econômico) provocou a formação dos Estados Nacionalistas por meio de processos como a Unificação Alemã e a Unificação Italiana.
  • Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.
  • Não podemos esquecer do revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.
  • Não só como foi um motivo ou um “gatilho” o assassinato de Francisco Ferdinando reconhecido como “Estopim do conflito.”
  • Inglaterra e França obtinham com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX
  • No final do século do século XIX e começo do XX, as nações europeias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na região.

Estopim do conflito foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando no dia 28 de junho de 1914, durante sua visita a Saravejo na região da Bósnia-Herzegovina, ele era o príncipe do império Austro-Húngaro (herdeiro do trono). O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Austro-Húngaro pediu mais providências para a Sérvia, e ela não cumpriu com o desejado contra o criminoso, sendo assim insatisfeito o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.[pic 4]

A política da época foi baseada na ideia expressa em latino com usando a seguinte frase “Si vis pacem, para bellum”, que significa: Se queres a paz, prepare-se para a guerra.

Tudo isso resultou em um complexo sistema de alianças (Tríplice Aliança e a Tríplice Entente) em que as nações estavam em conflito, assim começaram a ampliar sua capacidade bélica.

Assim a qualquer momento uma possível guerra entre as grandes potências poderia explodir e com um clima muito tenso, os Estados investiam e gastavam cada vez mais parte de seu capital na indústria de armamento e da promoção do exército (corrida armamentista), resultando em um complexo sistema de alianças em que as nações estavam em conflito, sem estar em guerra, por isso o nome de Paz Armada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com