TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mestre Ajuda O Individuo

Ensaios: O Mestre Ajuda O Individuo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Essencialismo: Tudo depende do que é e pode ser realizado para se alcançar os objetivos, do que pode vir a ser.

A essência que caracteriza a educação.

A educação como um fator comum aos objetivos dos seres humanos, a pesar de suas diferenças. O que ocorria antigamente, onde era passada aos joves toda a cultura da sociedade, o que fazia com que eles se tornassem tão iguais aos seus educadores quanto possível.

1° - Há a presença de algo essencial à figura humana, algo que sirva como um modelo a ser seguido para se atingir determinado objetivo com a educação. Sendo assim, o educador define inicialmente o que constitui a essência humana, para saber que tipo de pessoa irá ser formada.

Existencialismo: Não considere um modelo para dirigir o processo educativo.

Sobre a questão antropológica, vimos que existem três grandes concepções filosóficas de homem: (i) a concepção essencialista; (ii) a concepção naturalista e a (iii) concepção histórico-social.

A concepção naturalista sustenta que o ser humano está sujeito às forças da natureza, tornando-se incapaz de gerir seu próprio destino. Trata-se de uma concepção determinista e mecanicista do homem. O ser humano aparece aqui como sujeito passivo e receptivo das determinações postas pelo mundo. O trabalho pedagógico está fundamentado numa rigorosa programação dos passos para adquirir conhecimentos. Todo o processo pedagógico é minuciosamente pensado para atingir objetivos previamente determinados.

A concepção histórico-social, por fim, rejeita a noção de essência humana. Como diz Marx em sua sexta tese sobre Feuerbach (1804 – 1872), “a essência do homem não é uma abstração inerente ao indivíduo isolado. Na sua realidade, ela é o conjunto das relações sociais”, ou seja, o homem se constrói em suas relações dialéticas com e no mundo: “Se o homem é formado pelas circunstâncias, será necessário formar as circunstâncias humanamente” (MARX, 2003, p.150) ou ainda “as circunstâncias fazem os homens tanto quanto os homens fazem as circunstâncias.” (MARX, 1998, p.36).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com