TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito Da Caverna E A Educação Brasileira Nos Dias Atuais

Trabalho Universitário: O Mito Da Caverna E A Educação Brasileira Nos Dias Atuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  6.375 Visualizações

Página 1 de 2

“O mito da caverna e a educação brasileira nos dias atuais”

Platão nasceu no ano 428-347 a.c, nascido em Atenas, na Grécia, o seu verdadeiro nome era Arístocles, assim apelidado talvez por possuir ombros largos. Foi filósofo e matemático e com ajuda de Sócrates construiu os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.

Escritor inspirado em diálogos socráticos, trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditados a ele, embora alguns estudiosos duvidasse a originalidade de algumas obras.

No livro VII de A República, Platão fala sobre o “mito” da caverna, onde ele usou uma alegoria para explicar suas teorias. Segundo Platão, nesta caverna existiam pessoas acorrentadas desde a infância, de maneira que não poderia olhar a entrada, eles só enxergavam o fundo da caverna. Dentro da caverna existia uma fogueira que os possibilitavam ver as sombras das coisas que passavam atrás de suas costas. Aquele que conseguisse se soltar das correntes poderia ver à luz do dia, mas primeiro tinha que se acostumar com a claridade, afinal ele tinha passado toda a sua vida na escuridão.

Platão compara os acorrentados como uma pessoa comum, e aquele que se liberta das correntes é capaz de atingir o seu conhecimento, pois foi libertado da ignorância, da ganância, preconceito de uma sociedade capaz de passar por cima de muitas coisas, como o respeito e os direitos da cada um.

Na educação brasileira tem muito o quê se mudar, por haver ainda essas “correntes” em nosso meio. Pois ainda tem divisão de classes, preconceitos, a luta dos maiores que querem o poder. E de certa forma estamos numa caverna acorrentados sem iniciativa para fazer mudanças. Nós devemos começar olhar o mundo de outra maneira, para as futuras gerações possam ter uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com